Suape Conecta reúne empresários do complexo no Cais do Sertão nesta terça-feira (14)

O evento também vai mostrar projetos na área de sustentabiidade desenvolvidos no Complexo Industrial e Portuário de Suape.
O evento Suape Conecta ocorre nesta terça-feira (14) no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, E terá o Tô na Feira, que promove produtores locais da região do complexo industrial e portuário. Foto: Divulgação.

A segunda edição do Suape Conecta acontece nesta terça-feira (14), no auditório do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. O evento foi idealizado para otimizar o relacionamento com as empresas instaladas no território estratégico da estatal. Também é a oportunidade para apresentar as ações e plataformas corporativas e de sustentabilidade implantadas na região, possibilitando a geração de novos negócios em sintonia com o equilíbrio socioambiental. Durante o encontro, será realizada edição do Projeto Tô na Feira, que promove produtores locais da região de Suape, além do lançamento do Relatório de Sustentabilidade no GRI/2021.


A GRI (sigla em inglês para Global Reporting Initiative) é uma organização internacional independente, fundada em 1997, pioneira na criação de diretrizes que conferissem aos relatórios de sustentabilidade a mesma credibilidade e verificabilidade dos relatórios econômico-financeiros. Atualmente, os padrões GRI são adotados por cerca de 75% das 250 maiores empresas do ranking da Fortune 500, com o objetivo de medir o desempenho nas dimensões econômica, social e ambiental.

- Publicidade -

“O modelo GRI incorpora a metodologia de referência internacional, de forma a tornar ainda mais transparente a geração de valor das práticas e das ações corporativas e as questões nas quais há possibilidade de evolução. Usando os mesmos indicadores de outros portos de classe mundial, Suape poderá comparar a eficiência de suas operações com empresas brasileiras e estrangeiras. Investidores, colaboradores, fornecedores, agentes reguladores, governo, sociedade e todas as partes interessadas nos dados terão à disposição importante ferramenta de avaliação integrada”, explica o diretor-presidente do complexo industrial portuário, Roberto Gusmão.


Segundo o diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins, “elaborar o relatório nesse padrão nos permite gerir corretamente os indicadores ambientais, sociais e econômicos. A adoção do GRI revela o compromisso de Suape com a transparência. É uma ferramenta construída com a participação dos atores envolvidos no funcionamento do porto, ouvindo as comunidades impactadas diretamente, buscando se expressar abertamente, para que possamos construir soluções coparticipativas para qualquer problema identificado”. O GRI digital é um documento composto por 150 páginas, recheado de fotos, gráficos, tabelas e informações sobre o desempenho da empresa em 2021.

Cerca de 250 pessoas foram convidadas para o Suape Conecta, entre empresários, prefeitos, secretários municipais, representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Pernambuco e jornalistas. Estarão presentes, ainda, representantes de entidades parceiras como Senai, Sebrae, universidades, Capitania dos Portos, Ministério Público de Pernambuco, entre outras instituições.

- Publicidade -

Programação do evento

No palco, o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, e os diretores da estatal comandarão a programação. O diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Barros, fará a apresentação da estratégia de atendimento às empresas, que culminará na assinatura de convênio de encadeamento produtivo entre Suape e o Sebrae. O acordo prevê ações que estimulem a estruturação de micro e pequenos negócios para atuarem como fornecedores das empresas do complexo.

Em seguida, haverá roda de conversa com a participação de Luiz Barros, Roberto Abreu (presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e Jorge Jatobá (economista e sócio-diretor da Consultoria Econômica e Planejamento/Ceplan), sob mediação do engenheiro João Recena, CEO da TPF Engenharia.

Também será realizado o painel “Práticas inovadoras e sustentáveis para a gestão empresarial”, com a participação de Camila Valverde (diretora de Impacto da Rede Brasil do Pacto Global), Francisco Martins e Carlos Cavalcanti (diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape), sob a moderação do Articulador do Hub ODS Pernambuco, Renato Raposo. O gestor do complexo, Roberto Gusmão, finalizará o painel, no qual ocorrerá o lançamento do GRI.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -