O faturamento dos bares e restaurantes no país deverá aumentar 30% no final de semana do Dia da Mães, comemorado no próximo domingo (8), em comparação ao mesmo período do ano passado. A previsão é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
De acordo com a entidade, em algumas capitais, o faturamento deverá ser maior inclusive do que o registrado no final de semana do Dia das Mães de 2019, antes da pandemia de covid-19. Em Pernambuco, por exemplo, segundo o presidente da Abrasel-PE,, Tony Sousa, o faturamento pode superar os 30% nos restaurantes a la cart. Já em Belo Horizonte, a expectativa é de 20% a mais do que o faturamento de 2019; em São Paulo e no Rio de Janeiro, 15% maior.
“O dia das mães é o segundo melhor dia do ano em relação ao movimento nos restaurantes, ficando atrás somente do Dia dos Namorados. Este ano estamos caminhando para o fim da pandemia. E o fim das restrições, somado à vacina, gera ainda mais confiança para consumidor, que deve voltar a encher as mesas dos restaurantes nessa data especial”, destacou o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
Mas o setor ainda não recuperou o mesmo nível de faturamento do período pré-pandemia (2019). Segundo Toni Sousa, a média da recuperação no panorama não supera os 80%. “O problema é que tivemos aumentos de insumos ao mesmo tempo em que tivemos limitação do poder de compras por parte dos clientes”, diz Sousa. “Tudo subiu e os salários não acompanharam”, reclama.
Leia também: Edtech baiana insere jovens de baixa renda no mercado de TI