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Comércio online consolida crescimento

o Nordeste representou 80% da receita total da plataforma gerada no primeiro trimestre de 2022, confirmando a força da região no comercio online

Mesmo diante do retorno ao comércio físico, por conta do avanço da vacinação e da diminuição das restrições, o consumidor não parece disposto a abri mão de comodidade do comércio online.

O primeiro trimestre de 2022 registrou um aumento de 12% no número de pedidos e um salto de 8% na receita total das vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento feito pela Linx,  a partir de informações da Mercadapp, plataforma de vendas on-line especializada em e-commerce para supermercados.

O levantamento da Linx também mostrou que o Nordeste representou 80% da receita total da plataforma gerada no primeiro trimestre de 2022, confirmando a força da região. Em segundo lugar vem o Sudeste, com 12% de participação na receita, seguido do Sul, com 3%. 

Ticket médio

Embora as vendas tenham crescido, o ticket médio, no entanto, enfrentou uma queda de 4,72% nos três primeiros meses do ano, somando R$ 207,66, frente ao primeiro trimestre de 2021, que registrou saldo de R$ 217,95.

Esse resultado pode ser justificado pela alta da inflação, que já acumula em 12 meses (até março), alta de 11,3%, a maior desde outubro de 2003. Além disso, de acordo com um estudo feito mensalmente pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), somente a inflação de produtos de cesta básica avançou 21,4% no último ano.

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“Mesmo com a queda no ticket médio, ainda enxergamos os resultados como estáveis diante dos fatores externos, pois temos saldos positivos não só na receita, mas também na quantidade pedidos feitos na plataforma”, explica Gabriel Gurgueira, diretor da Mercadapp na Linx. 

O levantamento da Mercadapp também revelou o top 3 da categoria de produtos com mais pedidos na plataforma. Em primeiro lugar está a cerveja do tipo long neck, com 107.061 pedidos, seguida pelos pedidos de óleo de soja (26.864) e de leite em pó (12.082).

“Já ficou claro que a ação de comprar on-line de supermercados, algo que não era tão comum antes da pandemia, se tornou parte do dia a dia do brasileiro”, afirma Gurgueira.

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