Desafios do varejo serão debatidos em evento híbrido no Recife

O organizado pela SPV Eventos, o 5º Varejo Vivo começa às 17h, com transmissão pelo canal do YouTube da @spveventos Da redação O crescimento do comércio eletrônico, fenômeno impulsionado pela pandemia da covid-19, vem expondo as falhas no modelo de negócio das lojas de varejo. As transformações são muitas e vão da migração do físico […]

O organizado pela SPV Eventos, o 5º Varejo Vivo começa às 17h, com transmissão pelo canal do YouTube da @spveventos

Da redação

- Publicidade -

O crescimento do comércio eletrônico, fenômeno impulsionado pela pandemia da covid-19, vem expondo as falhas no modelo de negócio das lojas de varejo. As transformações são muitas e vão da migração do físico para o digital, passando pela inovação, uso de dados até a adaptação a novos modelos de negócios. A maneira como os varejistas do setor reagem a tudo isso será o pano de fundo para o 5º Varejo Vivo.

O evento acontece nesta quinta-feira (25), de forma híbrida, no Forte do Brum, no Recife, reunindo empresários do setor, distribuidores, indústrias e prestadores de serviços no Nordeste. É organizado pela SPV Eventos e começa às 17h, com transmissão pelo canal do YouTube da @spveventos.

Além da digitalização, o setor vem sendo impactado por outro fenômeno atual, que é o crescimento nas fusões e aquisições entre redes, que acabam por impor uma concorrência desleal aos pequenos varejistas. Uma das formas encontradas pelas pequenas e médias empresas para combater a alta concorrência e o avanço das grandes corporações é a criação de associações cooperativas de varejo.

- Publicidade -

Jurandir Araújo, presidente Rede Big Nordeste, associação que atua na Paraíba, será um dos debatedores na mesa redonda “O novo papel do varejo”. Ele vai trazer a experiência exitosa dessa cooperativa, que reúne 30 varejistas. Jurandir conta que, quando foi criada, em 2011, a rede já era necessário para garantir  melhores preços. “Agora, com a chegada dos atacarejos, esse tipo de associação é mais importante ainda”, ressalta. Na Paraíba, há atualmente sete entidades reunindo diversos varejistas.

Jurandir Araújo: Cooperativismo como saída para enfrentar os gigantes do setor/Foto: divulgação

A iniciativa é vista com bons olhos pelos fornecedores. “Nesse momento em que sofremos as sequelas da pandemia, como a falta de matéria prima e de produtos, além da entrada de grandes players do mercado na região, as parcerias sólidas e sustentáveis são de extrema importância”, conta o gerente comercial do Nordeste da Start Química, Cristiano Paiva, que também participará do painel.

O varejo ainda precisa enfrentar os desafios da crise econômica, que elevou as taxas de desemprego, reduziu o poder de compra da população e gerou com inflação de dois dígitos.

Leia também:

Supermercados enfrentam desafios com o “boom” dos atacarejos

Digitalização do varejo e o novo papel das lojas estão em pauta no 5º Varejo Vivo

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -