O Recife vai sediar, pela primeira vez, o E-Criativa, encontro nacional das Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Representantes das 14 cidades brasileiras que já receberam este título estarão na capital pernambucana nos dias 7 e 8 de novembro. O evento será organizado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife.
Na qualidade de anfitriã, a capital pernambucana terá a oportunidade de apresentar, in loco, algumas de suas mais características tradições musicais e culturais para seus pares criativos que visitarão a cidade. O Recife obteve em 2021 o título internacional por sua diversificada e autêntica produção musical.
Por vocação artística, as cidades brasileiras que participarão do E-Criativa são: Belém (gastronomia), Belo Horizonte (gastronomia), Brasília (design), Campina Grande (artes midiáticas), Curitiba (design), Florianópolis (gastronomia), Fortaleza (design), João Pessoa (artesanato), Paraty (gastronomia), Penedo (cinema), Rio de Janeiro (literatura), Salvador (música) e Santos (cinema).
Durante o evento, os representantes das cidades apresentarão e trocarão informações e experiências sobre suas produções culturais mais autênticas e as articulações, estratégias e ações desenvolvidas para celebrá-las e perpetuá-las.
Rede mundial de cidades criativas
Formada por 295 cidades em 90 países, a rede da Unesco tem por objetivo favorecer a cooperação e o fortalecimento da criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável, nos aspectos econômico, social, cultural ou ambiental.
“Se falamos de uma rede internacional de cidades criativas, chancelada pela Unesco, enxergamos uma troca de experiências que se conecta e promove reflexões e ações. É o que vamos fazer no Recife, no próximo E-Criativa, que reúne as cidades brasileiras integrantes desse coletivo. Pensar juntos, encarar desafios e, criativamente, melhorar a vida das pessoas”, afirma o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.
Leia mais: BNB investirá R$ 12 milhões em centro cultural no Recife