Recife sediará encontro das 14 cidades criativas brasileiras: saiba quais são

Evento das Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) acontecerá em novembro
Festival de Jazz do Recife
Por sua diversificada e autêntica produção musical, o Recife integra desde 2021 a lista das cidades criativas da Unesco. Foto: Sandokan Xavier/SETUR-L

O Recife vai sediar, pela primeira vez, o E-Criativa, encontro nacional das Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Representantes das 14 cidades brasileiras que já receberam este título estarão na capital pernambucana nos dias 7 e 8 de novembro. O evento será organizado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

Na qualidade de anfitriã, a capital pernambucana terá a oportunidade de apresentar, in loco, algumas de suas mais características tradições musicais e culturais para seus pares criativos que visitarão a cidade. O Recife obteve em 2021 o título internacional por sua diversificada e autêntica produção musical.

Por vocação artística, as cidades brasileiras que participarão do E-Criativa são: Belém (gastronomia), Belo Horizonte (gastronomia), Brasília (design), Campina Grande (artes midiáticas), Curitiba (design), Florianópolis (gastronomia), Fortaleza (design), João Pessoa (artesanato), Paraty (gastronomia), Penedo (cinema), Rio de Janeiro (literatura), Salvador (música) e Santos (cinema).

Durante o evento, os representantes das cidades apresentarão e trocarão informações e experiências sobre suas produções culturais mais autênticas e as articulações, estratégias e ações desenvolvidas para celebrá-las e perpetuá-las.

Rede mundial de cidades criativas

Formada por 295 cidades em 90 países, a rede da Unesco tem por objetivo favorecer a cooperação e o fortalecimento da criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável, nos aspectos econômico, social, cultural ou ambiental.

- Publicidade -

“Se falamos de uma rede internacional de cidades criativas, chancelada pela Unesco, enxergamos uma troca de experiências que se conecta e promove reflexões e ações. É o que vamos fazer no Recife, no próximo E-Criativa, que reúne as cidades brasileiras integrantes desse coletivo. Pensar juntos, encarar desafios e, criativamente, melhorar a vida das pessoas”, afirma o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Leia mais: BNB investirá R$ 12 milhões em centro cultural no Recife

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -