50 anos das regiões metropolitanas é tema de seminário em Brasília

O evento pretende discutir as pautas comuns das regiões metropolitanas no âmbito federal

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Jaime prado - seminário
O presidente da Condepe/Fidem, Jaime Prado, vai participar do seminário sobre os 50 anos das regiões metropolitanas em Brasília. Foto: Condepe/Fidem.

Ministério das Cidades faz o Seminário 50 anos das Regiões Metropolitanas, nesta terça-feira (20) na sua sede em Brasília, com a finalidade de reunir representantes dos Estados que acompanham o assunto no âmbito federal nas pautas comuns, como por exemplo, mobilidade, saneamento, planejamento etc. Diretores da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) participarão do evento. Em Pernambuco, existe apenas a Região Metropolitana do Recife, mas em todo o País já são ao todo 82.

O evento faz parte das atividades comemorativas dos cinquenta anos de criação das primeiras Regiões Metropolitanas do Brasil, sendo promovido pelo Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas – FNEM, que congrega as instituições públicas responsáveis por temas relacionados às regiões metropolitanas brasileiras. Atualmente a Agência Condepe/Fidem ocupa a primeira vice-presidência deste fórum nacional. Participarão do seminário o presidente da Agência Condepe/Fidem, Jaime Prado, e o técnico da entidade Luiz Quental Coutinho.

As primeiras RMs foram criadas em 1973, mediante a institucionalização de oito delas: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. No Brasil, a criação das Regiões Metropolitanas é de responsabilidade dos Estados. Estes territórios são classificados pela legislação brasileira como unidades formadas por um conjunto de municípios e destinadas ao planejamento urbano e territorial, além de serem funcionais para a execução e o desenvolvimento de políticas públicas de interesse comum a todos os municípios integrantes.

Seminário

Além de repesentantes do Ministério das Cidades, o evento vai ser iniciado às 9h contando com a participação da presidente da FNEM, Mila Corrêa da Costa, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo; e, de representante da Comissão de Desenvolvimento Urbano do Congresso Nacional, Acácio Favacho. Também será formada uma mesa de debates para o anúncio do livro 50 anos das primeiras metrópoles do Brasil, elaborado conjuntamente pelo FNEM e IPEA. Está confirmada a presença do professor e arquiteto Jorge Guilherme Francisconi. A mesa de debates seguinte ocorrerá na parte da tarde e terá como temática: as Novas Agendas Compartilhadas e Desafios para a Convivência, sob a coordenação do FNEM, da Associação Brasileira de Municípios e da Secretaria Nacional Desenvolvimento Urbano.

Leia também

Jaime Prado assume Condepe/Fidem

PIB de Pernambuco cresce 0,7% em 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias