Começa o I Fórum De negócios da Caatinga

PRS Caatinga debate negócios para o setor e constrói planos estratégicos para sete cooperativas.

O MCTI lançou um edital para soluções que envolvam a água no semiárido do País
Evento compartilha experiencias de cooperativas que atuam com agricultura familiar na Caatinga/Foto: Agência de Notícias – Embrapa

O Projeto Rural Sustentável Caatinga promove no dia 14 de março o I Fórum de Negócios da Sociobioeconomia da Caatinga, que será realizado presencialmente na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e terá transmissão ao vivo pela TV Caatinga. Programação é aberta ao público de 9h ás 13h. Tarde de hoje (14) e manhã da quarta-feira (15), o evento é voltado às cooperativas.

- Publicidade -

O evento compartilha as experiências de cooperativas da agricultura familiar da Caatinga no desafio de diversificar as oportunidades de negócios, melhorar a comercialização e ampliar mercados tendo como principal diferencial a adoção de Tecnologias Agrićolas de Baixo Carbono. São Arranjos Produtivos Locais que trabalham com o lema “produzir para conservar” e “conservar para produzir”. No local, haverá exposição de produtos genuínos da Caatinga produzidos por cooperativas apoiadas pelo PRS Caatinga.

A programação é voltada pesquisadores, investidores, cooperativas, agricultores familiares, lideranças regionais e de Arranjos Produtivos Locais já consolidados e apoiados pelo PRS Caatinga que irão compartilhar suas experiências no beneficiamento e comercialização do licuri, apicultura, caprinovinocultura e sistemas agroecológicos.

PRS Caatinga faz workshop

Logo após o Fórum, o PRS Caatinga promove um workshop para construção de planos estratégicos, com a facilitação da Conexsus, para sete organizações parceiras do Projeto dos estados de Pernambuco, Piauí, Alagoas e Bahia.

- Publicidade -

A ideia é apontar soluções para novas oportunidades de negócio na Caatinga com soluções sustentáveis e eficiência produtiva, valorizando o tripé segurança alimentar, conservação da biodiversidade e baixo carbono. A Bioeconomia é um modelo econômico baseado no uso sustentável de recursos naturais, que vem se consolidando como uma estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas e os desafios globais da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU.

Participam do workshop pelo PRS Caatinga com o objetivo de elaboração dos planos estratégicos, a Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (ARESOL) e a a Associação Comunitária Terra Sertaneja (ACOTERRA), a Cooperativa SER DO SERTÃO; Associação dos/as Agricultores/as Familiares da Serra dos Paus Dóias (AGRODÓIA), , o Centro de Estudos Ligados à Técnicas Alternativas (CELTA), a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI) e a Associação de Reposição Florestal do Estado do Piauí (PIAUIFLORA). Também estarão envolvidas outras cooperativas e associações parceiras, que fazem parte de sua rede de apoio e comercialização e estarão envolvidas na elaboração dos planos estratégicos.

Leia matéria completa em nosso site:

Sobre o PRS Caatinga
O Projeto Rural Sustentável Caatinga é uma iniciativa financiada pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional. A execução do PRS Caatinga é realizada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). Mais informações em: www.prscaatinga.org.br

SERVIÇO
I Fórum de Negócios da Sociobioeconomia da Caatinga
Evento presencial com transmissão on-line
Espaço Plural, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, Bahia
Inscrições: http://bit.ly/3miPwzJ
Transmissão ao vivo pela TV Caatinga: bit.ly/3yl2WOc

Leia também:

Alagoas adota tecnologia inovadora para piscicultura familiar
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,9% para 5,96%
Moraes liberta mais 130 pessoas presas por atos golpistas de janeiro
Potencial de H2V do NE, faz Reino Unido se aproximar dos portos de Pecém e Suape
Justiça suspende pagamento a 1,3 mil credores das Lojas Americanas
Construção, energia e comércio seguram o crescimento do PIB de Pernambuco em 2022
Moraes autoriza visita de deputados a presos em 8 de janeiro
Apenas 23% dos que trabalham em transporte por aplicativo pagam INSS

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -