Futuro do cooperativismo de crédito será debatido em congresso em Pernambuco

Congresso do Cooperativismo de Crédito (Concred), será de 10 a 12 de agosto, em Olinda, no formato híbrido e presencial

A 14ª edição do Congresso do Cooperativismo de Crédito (Concred), será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, de 10 a 12 de agosto. Considerado o maior evento do cooperativismo de crédito da América Latina, o Concred trará mais de 20 nomes nacionais para palestras em torno do tema central “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0”. As apresentações serão de forma híbrida e devem reunir um público de cerca de 5 mil pessoas, em atividades presenciais e virtuais.

Neilson Oliveira: inclusão e justiça financeira nas comunidades do Nordeste – FOTO: Divulgação

Promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), este ano o Concred terá a parceria do Sicoob Nordeste e apoio do Sistema OCB/PE, e traz a proposta de ampliar a participação do setor no mercado financeiro nacional, fomentando a presença das cooperativas no Nordeste.  

- Publicidade -

Hoje, são 14,6 milhões de cooperados ligados ao cooperativismo financeiro em todo o Brasil, segundo informações do BureauCoop (plataforma de BI da Confebras), trabalhadas a partir de dados do Banco Central (base – dezembro/21). No país, são 7.247 postos de cooperativas de crédito que, em dezembro de 2021, totalizaram R$ 425 bilhões em ativos.

Além de temáticas atuais, o Concred irá debater tendências de mercado que podem impactar diretamente na gestão e nos resultados das cooperativas de crédito. Entre elas destacam-se a Agenda ESG, que representa as boas práticas ambientais, sociais e de governança; finanças sustentáveis; tecnologias bancárias; além de inovação e liderança. O objetivo é promover reflexões que levem ao crescimento do cooperativismo financeiro, com benefícios aos cooperados e ao Brasil.

“O Concred, ao longo dos anos, tem levado a mensagem mais importante do cooperativismo: as cooperativas são feitas por pessoas e para pessoas. A Confebras tem esta missão, de difundir os princípios e valores cooperativistas aos quatro cantos do Brasil, para que a população conheça com profundidade o que é o cooperativismo. Temos certeza de que a 14ª edição será um sucesso, contribuindo para que o cooperativismo financeiro avance cada vez mais no país e seja um instrumento de inclusão financeira e social”, destaca o presidente da Confebras, Moacir Krambeck.

- Publicidade -

Nordeste precisa ampliar cooperativismo de crédito

Dados do BureauCoop sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) indicam que em 2021, o Nordeste tinha cerca de 529 mil cooperados e 325 postos de cooperativas de crédito. Este último indicador, com crescimento de 10,92% quando comparado ao ano de 2000. 

Em Pernambuco, sede da 14ª edição do Concred, houve um crescimento de 18,46 % no total de cooperados em 2021, em relação a 2020. No mesmo período, o Estado registrou um aumento de 24% e fechou 2021 com pouco mais de 100 mil cooperados e 62 cooperativas de crédito em operação. Apesar da alta, ainda há muito espaço para o cooperativismo de crédito crescer em Pernambuco e no Nordeste.

“O que falta é conhecimento, pois nossa população não tem informações mais robustas sobre o cooperativismo. E o 14º Concred é uma bela oportunidade de divulgar, massificar e expandir as notícias e informações sobre este movimento extraordinário. Este congresso é um presente para todo o Nordeste brasileiro, porque esta é a região que mais precisa crescer na composição geral do cooperativismo de crédito nacional”, afirma o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira.

A importância das cooperativas de crédito na promoção da justiça financeira e prosperidade nas comunidades, que está na pauta do Concred, é alinhada com o Banco Central que vem incentivando o crescimento do cooperativismo financeiro na região. 

“Apoiar a realização desse evento é um orgulho muito grande para nós, porque temos a oferta de serviços e soluções financeiras, levando para a comunidade maior justiça financeira, um serviço diferenciado, preços justos e o mais importante, o cuidado com as pessoas. Hoje, o Sicoob tem desempenhado um papel fundamental na inclusão financeira das nossas comunidades, atendendo, inclusive, a um grande chamado do Banco Central, que tem promovido o incentivo ao crescimento do cooperativismo financeiro na região Nordeste e Norte do Brasil”, declara o diretor executivo do Sicoob Nordeste, Neilson de Oliveira.

Leia também:

Sicredi disponibiliza R$ 50,6 bilhões de crédito aos produtores rurais

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -