Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Masterboi simplifica venda de gado no Nordeste

“É muito bom ter um frigorífico por perto porque compra em quantidade, abate e absorve tudo de uma vez, com profissionalismo”, diz pecuarista
Gado Masterboi
Masterboi: estímulo à atividade pecuária no Nordeste/Foto: divulgação


Nunca foi tão fácil vender boi gordo no Nordeste. A facilidade é maior em Pernambuco, pela proximidade com o frigorífico da Masterboi, no entanto, ao se considerar a política de valorização da pecuária regional, os benefícios da unidade em Canhotinho se estendem do Maranhão à Bahia, sem se restringir aos criadores nordestinos.

O cadastro pelo qual os pecuaristas precisam preencher é uma obrigatoriedade comum a todos os fornecedores de indústria frigorífica. A Masterboi é um grande frigorífico nacional, com portas abertas nos mercados de 117 países, entre eles a China, o maior importador de proteínas do planeta. Logo, o criador que se torna fornecedor da Masterboi é um parceiro na exportação de carne brasileira.

A facilidade na venda de gado é confirmada pelo gerente de compras de gado da Masterboi, Josinaldo Medeiros. Ele conta que os pecuaristas precisam preencher um cadastro padrão, para ter acesso a um frigorífico fiscalizado pelo Serviço de Inspeção Federal, do Ministério da Agricultura. “São documentos básicos, que servem para a relação comercial. Afinal, o criador está fazendo negócio com um frigorífico grande, com presença em todo o país e no exterior”, explica Josinaldo.

Superado o cadastro, detalha Josinaldo Medeiros, a Masterboi agenda com o pecuarista uma rotina de visitas. São encontros com a equipe técnica do frigorífico, que atualiza os empresários do campo a respeito das tendências de mercado, novas tecnologias e técnicas de gestão moderna. “Nós vamos até o parceiro e compartilhamos as novidades, que apoiam a produtividade do rebanho”, explica.

A instalação do frigorífico da Masterboi no município de Canhotinho, Agreste de Pernambuco, em 2022, produziu reflexos para os criadores nordestinos. O pecuarista André Mendonça, 45 anos, proprietário da Fazenda Santa Clara, em Angelim, conta que decidiu investir na pecuária, há 4 anos, depois de conhecer o presidente da Masterboi, Nelson Bezerra. “Eu sempre tive vontade de criar boi, mas tinha receio com a hora da comercialização”, esclarece. “Com o frigorífico, a relação é mais profissional, tem mais segurança, tranquilidade no recebimento e transparência no negócio”, conta André Mendonça.

- Publicidade -
Tarcísio Vasconcelos, pecuarista/Foto: cortesia

A comercialização na Masterboi é uma operação interna, sem participação de uma instituição financeira, explica o gerente Josinaldo Medeiros. “Somos um frigorífico que paga bem, paga com segurança e não oferece riscos com atrasos”, garante.

O preço vantajoso e a valorização da carcaça do boi gordo são as causas para os criadores no Piauí e no Maranhão assumirem as despesas com o frete de cerca de 900 quilômetros de distância para vender para a Masterboi, em Pernambuco.

Os pecuaristas em Pernambuco têm essa vantagem estratégica. Como exemplo, citamos o caso do criador Tarcísio Franco Vasconcelos, 44 anos, proprietário da Cruzeiro Agropecuária, que tem fazendas em Quipapá, São João e Garanhuns compondo os ativos da sua empresa. A Cruzeiro cria cerca de 2 mil cabeças de gado, em um modelo semi-intensivo. Tarcísio Vasconcelos é objetivo. “É muito bom ter um frigorífico por perto porque compra em quantidade, abate e absorve tudo de uma vez, com profissionalismo”, elogia.

A Cruzeiro Agropecuária está no ramo há mais tempo do que a unidade da Masterboi, em Canhotinho. A experiência de Tarcísio Vasconcelos envolve o período anterior à proximidade com um frigorífico. “As vendas eram para intermediários, para grandes marchands e para supermercados que vendiam a ‘carne quente’”, lembra.

Masterboi é estímulo a investimentos

A instalação da Masterboi foi fator fundamental para a ampliação do rebanho da Agropecuária Cruzeiro. Como empresário pecuarista, trabalha de forma a manejar a venda da carne no momento em que os preços são favoráveis para o criador – como o momento atual. O preço médio da arroba do boi está perto dos R$ 300,00. O patamar, com tendência de alta, é superior às estimativas feitas no início do ano.

A razão para o preço pode estar na combinação de dois fatores. A criação no Brasil está na entressafra e os negócios com a China estão bem encaminhados. Outra vantagem na venda de boi gordo para a Masterboi está no fato de que o frigorífico vende cerca de 30% da sua produção para o mercado externo. A China, o maior mercado consumidor de proteína animal do mundo, está entre os 117 países para os quais a Masterboi é habilitada a vender.

Sobre a Masterboi

A Masterboi é uma empresa com 24 anos de fundação, considerada uma das maiores indústrias frigoríficas do país, com três unidades pelo país: em Nova Olinda, no Estado do Tocantins; em São Geraldo do Araguaia, no Pará; e em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Também possui dois centros de distribuição, uma charqueada, uma transportadora e rede com seis lojas. A Masterboi conta atualmente com a colaboração de mais de 4,2 mil funcionários e exporta para 117 países.

Leia também:

Circuito Nelore de Qualidade em Canhotinho será na Masterboi

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -