- Publicidade -

Cadeia do mel piauiense sofre perdas antecipadas com tarifaço de Trump

Carga de mel orgânico avaliada em R$ 12 milhões tem embarque cancelado para os Estados Unidos. Apicultores do Piauí já registram prejuízos
- Publicidade -
Cadeia do mel Piauí tarifaço Trump
Carga de mel piauiense, acondicionada em tonéis, já estava liberada para embarque no Porto do Pecém (CE). Foto: TV Clube Piauí/Reprodução

Mesmo antes de entrar em vigor, o novo pacote de tarifas anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já causa prejuízos à cadeia do mel no Piauí. A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), sediada em Picos, relatou o cancelamento de uma carga de 95 toneladas de mel orgânico destinada aos Estados Unidos, avaliada em cerca de R$ 12 milhões.

O tarifaço, que deve ser aplicado a partir de 1º de agosto, estabelece sobretaxas de até 50% sobre diversos produtos importados. A antecipação do anúncio provocou retração no mercado, levando importadores norte-americanos a suspender contratos já firmados. A carga piauiense, que já estava liberada para embarque no Porto do Pecém (CE), teve seu envio interrompido a pedido do cliente.

No final da tarde do dia 11 de julho, infelizmente recebemos o comunicado dos nossos clientes mandando suspender os embarques. Foi um cliente que é parceiro nosso há muitos anos”, disse Sitônio Dantas, presidente da Casa Apis, em entrevista à TV Clube do Piauí. Segundo ele, cinco contêineres com mel orgânico já estavam prontos para exportação, com todos os trâmites aduaneiros concluídos.

Impacto direto na renda de pequenos produtores de mel

A exportação agora cancelada corresponde a aproximadamente 10% da produção anual da Casa Apis. A cooperativa representa centenas de pequenos produtores do semiárido, cujas atividades estão concentradas em municípios como Simplício Mendes, Picos, Paulistana e Itainópolis.

“Estamos falando de produtores que vivem exclusivamente dessa renda. Um baque desses compromete a sustentabilidade de muitas famílias,” declarou o presidente da Federação de Apicultores do Estado do Piauí, Antônio Luiz de Sousa.

O Piauí é um dos principais polos exportadores de mel orgânico do Brasil, com aproximadamente mil toneladas embarcadas apenas em 2024, conforme dados da Casa Apis. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Nordeste respondeu por mais de 40% das exportações brasileiras de mel no último ano, com forte presença de cooperativas estruturadas e produção certificada.

cadeia do mel Piauí tarifaço Trump
Em 10 anos, Piauí triplica produção de mel e passa do 6º para o 2º maior produtor do Brasil. Foto: Governo do Piauí/Reprodução

Apicultores buscam alternativas

Diante do cancelamento, as cooperativas tentam redirecionar o carregamento para mercados alternativos. No entanto, enfrentam barreiras logísticas e comerciais. “Nosso principal mercado é os Estados Unidos. Redirecionar toda essa carga para Europa ou Oriente Médio exige negociação de fretes, certificações específicas e prazos que nem sempre conseguimos cumprir”, explicou Dantas.

Além dos efeitos comerciais, lideranças do setor temem que o impasse desestruture a cadeia produtiva local, reduzindo a capacidade de investimento e afetando a próxima safra.

Entenda o tarifaço de Trump

O novo pacote tarifário anunciado por Donald Trump prevê aumentos significativos nas tarifas de importação de produtos de países considerados desleais na concorrência internacional, com foco na proteção da indústria norte-americana. O mel brasileiro, especialmente o orgânico, está entre os produtos visados. Embora as novas alíquotas ainda não tenham sido oficialmente aplicadas, o anúncio gerou incerteza e afetou as operações em andamento.

Leia mais: Trump pode amargar a rota histórica e milionária do açúcar do NE para os EUA

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -