Neste sábado (14) acontecerá a 1ª edição do Aqua Conexão, evento pretende reunir startups do segmento, professores e estudantes das ciências agrárias e criadores de peixes e camarões – principais produtos da aquicultura pernambucana – em um dia repleto de atividades. Iniciando às 8h e terminando às 16h30, a convenção ocorrerá na sede do Sebrae no Recife. As inscrições podem ser realizadas através deste link.
O Aqua Conexão surgiu de uma parceria do Sebrae com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo é fortalecer a piscicultura da Região Metropolitana do Recife (RMR) e gerar novas ligações entre produtores e desenvolvedores.
Confirmaram presença representantes das empresas Noronha Pescados, Azevedo Pescados, Tudo do Mar e Norte e Sul Pescados. Entre startups, Smart Rural, Nano Insights, Bioingredientes, Plataforma Pescados Mais, Óasis.
A programação contém amostras de projetos de startups inovadoras, palestras e oficinas. Um dos destaques do evento será a presença de Fernanda Queiroz e Silva, técnica em aquicultura na prefeitura municipal de Joinville, Santa Catarina.
A especialista fará uma palestra abordando a aplicação de técnicas e boas práticas implementadas na região que resultaram em ganhos financeiros na produção de tilápia. Em 2023, Pernambuco foi o 3º estado brasileiro que mais faturou com a produção desse pescado, R$ 350 milhões, atrás apenas do Paraná e de São Paulo.
Networking da piscicultura
O Aqua Conexão também tem o propósito de criar oportunidades para os envolvidos através do networking entre grandes empresas e pequenos produtores. Alane Guimarães, analista do Sebrae/PE, comenta a importância da presença de quatro grandes empresas do ramo de pescados no evento.
“É uma chance para que os pequenos produtores conversem com essas empresas e, quem sabe, passem a fornecer para elas. O momento faz parte da estratégia do Sebrae de encadeamento produtivo, focado em criar pontes entre pequenos e grandes negócios”, destacou a analista.
Alane também falou sobre o que espera do evento. “A prática da piscicultura é muito forte em muitos municípios do nosso estado. Vamos trazer empresários de São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão e Igarassu, que são locais que se destacam na atividade. Será o primeiro encontro do setor que reunirá negócios tradicionais e negócios inovadores. O objetivo é criar uma conexão entre criadores e desenvolvedores de soluções inovadoras”.
Dentro da programação também está programada uma oficina de definição de problemáticas e demandas dos produtores da RMR, que serão analisadas e ouvidas por cinco startups. Após esse momento elas participarão de um hackaton, uma maratona de programação, na UFRPE, para desenvolvimento das soluções, que serão apresentadas durante o Rec n’ Play que acontece em novembro.
Programação do evento
09h Abertura
09h15 Apresentação câmara setorial ADEPE
09h30 Palestrante Fenacam
10h30 Pitches startups
11h30 Almoço
13h Oficina definição de problemáticas
16h Encerramento
Leia mais: Tilápia em forma de salsicha, patê e “apresuntado”? A Embrapa tem