Álvaro Porto e governador Paulo Dantas tratam de parcerias entre PE e Alagoas

Governador de Alagoas, Paulo Dantas, foi recebido em Canhotinho pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto, e visitou a unidade industrial da Masterboi, no município
Governador de Alagoas, Paulo Dantas, Álvaro Porto, a prefeita Sandra Paes e Nelson Bezerra, na Masterboi

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, recebeu, em Canhotinho, a visita do governador de Alagoas, Paulo Dantas. O encontro se deu cinco meses depois de o governo de Alagoas, atendendo a apelo do deputado, decretar a isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para pecuaristas daquele Estado que decidirem abater gado bovino em Pernambuco.

A isenção do imposto, que vem ampliando os negócios entre os dois Estados, foi articulada por Álvaro Porto durante audiência com o governador alagoano, em maio do ano passado, em Maceió. A medida contribuiu diretamente para elevar a produção da unidade industrial da Masterboi de Canhotinho, que foi visitada pelo governador neste sábado (6).

- Publicidade -

Na Masterboi, Paulo Dantas foi recebido pelo presidente da empresa, Nelson Bezerra, e pelo diretor administrativo, Miguel Zaidan. Além de Álvaro Porto, acompanharam a visita a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes; a presidente e fundadora da Natville, Janea Maria Mota Santos Dantas, que tem projeto de instalação de fábrica em Brejão (Agreste); o diretor-executivo da ASA Indústria e Comércio, Eduardo Henrique de Oliveira e Silva; o ex-conselheiro do TCE Carlos Porto.

Ganho para o Agreste

Na avaliação de Álvaro Porto, o fortalecimento da relação entre a Masterboi e o governo alagoano só traz ganhos para o Agreste e para Pernambuco. “O decreto provocou um forte aquecimento nos negócios e a consequente geração de emprego e renda para alagoanos e pernambucanos”, destacou o presidente da Alepe. “A iniciativa não só viabilizou a elevação da produção da Masterboi, como provocou o melhoramento e aumento do rebanho, o que significa mais ganhos para os produtores”, acrescentou Álvaro Porto.

O deputado, que após a visita à Masterboi recebeu o governador e os empresários para almoço na sua residência, afirmou que o trabalho para o fortalecimento da pecuária em Pernambuco e em Alagoas prossegue.

- Publicidade -

“Vamos continuar dialogando para explorar todas as possibilidades de ampliação dos negócios entre os dois Estados. Nosso mandato permanece mobilizado para aproveitar todo o potencial do mercado gerado pelo frigorífico, tanto em Pernambuco quanto em Alagoas”, avaliou Álvaro Porto.

Crescimento de Alagoas

Ao falar sobre a vinda a Canhotinho, o governador Paulo Dantas destacou, inicialmente, que o agronegócio de Alagoas cresceu 16% em 2003, sendo o nono do país, proporcionalmente.

“E é por essas parcerias que a gente faz com o setor produtivo, nesse caso da Masterboi, que o Governo isentou o ICMS para o boi vivo, para que os produtores vendam o boi aqui para esse empreendimento que tem uma organização espetacular. Estou muito feliz de ter vindo aqui, em Canhotinho, fazer essa visita à empresa”, colocou o governador alagoano.

Produção maior

De acordo com Nelson Bezerra, dono da Masterboi, a visita do governador foi um momento rico e cheio debates acerca do desenvolvimento dos Estados de Alagoas e Pernambuco. “A isenção do ICMS fez a produção crescer, com o escoamento dos bois garantido”, disse. Zaidan complementou, avaliando que a desoneração da saída do gado de Alagoas estimulou os pecuaristas a produzirem mais.

Inaugurada em agosto de 2022, a unidade frigorífica da Masterboi de Canhotinho fica a 230 quilômetros do Recife e a 144 quilômetros de Maceió. Resultado de investimentos superiores a R$ 120 milhões, gerou cerca de 500 empregos diretos e mais de 3 mil indiretos. Quando estiver em pleno funcionamento, vai somar 800 empregos diretos.

O empreendimento abriu novas fronteiras para a pecuária de corte na região e já abate 500 bois por dia, 2.400 suínos por mês, além de produzir derivados de gados bubalino, caprino, suíno e ovino em uma área de 120 hectares. Atualmente, a unidade já recebe animais vindos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Piauí e Maranhão.

Veja também:

Com Masterboi, Agreste entra no circuito de eventos agropecuários

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -