ASTERBOI INAUGURA SUA PRIMEIRA PLANTA
FRIGORÍFICA DO NORDESTE
O Frigorífico Masterboi inaugura nesta segunda-feira (15) sua primeira planta industrial no Nordeste. A unidade, localizada na cidade de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco, a 206 quilômetros da capital, será o maior do gênero na região, ocupando 111 hectares, com 21 mil metros quadrados de área construída.
A planta é a única a operar com o Serviço de Inspeção Federal (SIF) no Nordeste e está apta a explorar os mercados nacional e internacional. Inicialmente, poderá exportar para os países do bloco Lista Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que reúne mais de 90 destinos internacionais.
O novo frigorífico industrial tem capacidade de abater 700 cabeças de gado por dia, além de ovinos, caprinos e suínos, podendo atingir a meta de 1.400 animais/dia, em médio prazo, o que tende a estimular a pecuária de corte numa região que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas. Esses estados somam em torno de 4,7 milhões de cabeça de gado.
Pernambuco tem hoje cerca de 1,3 milhão de cabeças de gado e 98 mil criadores, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pecuária responde por 36% do PIB pernambucano, perdendo apenas para a cana-de-açúcar. Em Alagoas, o rebanho bovino alcança 1,29 milhão de cabeças de boi.
Ainda de acordo com o IBGE, na Paraíba, o rebanho bovino cresceu 3,1% nos últimos cinco anos, conforme levantamento do Sebrae/PB divulgado no Boletim Técnico do Agronegócio Rebanhos da Paraíba. Assim em volume, o estado saltou de 1.187.981 animais em 2016 para 1.344.094 cabeças em 2020. Já no Rio Grande do Norte, o rebanho bovino é composto por 758,4 mil cabeças.
A Masterboi foi fundada há 22 anos no Recife e está entre os maiores frigoríficos do país, com duas unidades industriais na Região Norte – uma em Nova Olinda, no Tocantins; e outra em São Geraldo do Araguaia, no Pará.