O Nordeste passará a contar, a partir desta segunda-feira (25), com um centro inédito que reunirá informações regionalizadas sobre economia, indicadores sociais e pesquisas sobre temas de interesse público. O espaço é fruto de um acordo de cooperação entre as duas instituições e vai funcionar na sede da Sudene, localizada no Recife, no bairro de Boa Viagem.
O evento de inauguração da Casa Brasil IBGE Sudene começa a partir das 9h desta segunda-feira e traz programação especial com palestras sobre análise de dados, desenvolvimento regional e práticas exitosas de naturezas semelhantes na gestão pública.
Essa será a primeira expansão do projeto Casa Brasil IBGE. O local funcionará como um acervo de informações regionalizadas com versões digital e física. Serão oferecidos materiais em áreas como geociências e estatística, abrangendo levantamentos nacionais sobre diversos aspectos da sociedade brasileira e do meio ambiente. A unidade também poderá subsidiar a Sudene com dados e indicadores da região para o planejamento de políticas públicas e apoio ao setor produtivo.
O projeto irá promover atividades de qualificação técnica, a exemplo de cursos, oficinas e programas de pós-graduação. A ideia é criar um ambiente de diálogo sobre os desafios e oportunidades do uso de informações e como elas podem contribuir no acompanhamento de projetos e formulação de políticas públicas.
O ambiente contará com recursos físico e digital, totem interativo, computador para pesquisas e diversos produtos de disseminação do vasto acervo digital do IBGE, que compreende um trilhão de variáveis e 1,5 bilhão de dados em suas plataformas.
A solenidade de inauguração – que vai contar com mesas-redondas, rodadas de diálogo, anúncios e encaminhamentos – será prestigiada pelo superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e pelo presidente do IBGE, Marcio Pochmann, além de autoridades e convidados.
Casa Brasil IBGE no Ceará
No dia 3 de dezembro acontecerá a inauguração da Casa IBGE em Fortaleza, no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), no bairro de Cambeba. “A sua memória, seus mapas, a experiência tecnológica, tudo o que o IBGE produz e faz a sociedade conhecer melhor sua própria realidade estará agora mais próximo da região Nordeste”, afirmou o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.
Leia mais: Leilão do Holiday está liberado pelo TJPE, mas demolição é descartada