- Publicidade -

Fátima Bezerra prevê 100% da transposição no RN em 2026

Governadora Fátima Bezerra diz que águas já chegam ao RN e obra será concluída com apoio do Novo PAC no início de 2026
- Publicidade -
A governadora Fátima Bezerra afirmou que no primeiro trimestre o presidente Lula poderá entrar 100% da transposição do RN Foto: Márcio Didier
A governadora Fátima Bezerra afirmou que no primeiro trimestre o presidente Lula poderá entrar 100% da transposição do RN Foto: Márcio Didier

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, afirmou que o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco estará 100% concluído no estado até o primeiro trimestre de 2026. A declaração foi feita após a sua participação na primeira edição nordestina do Esfera Infra, seminário promovido pela Esfera Brasil, no Recife Expo Center. Ela destacou que as obras estão em andamento e que as águas já começaram a chegar ao território potiguar.

Segundo a gestora, a conclusão do projeto é viabilizada por investimentos do Governo Federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Até o primeiro trimestre do ano que vem, o presidente Lula estará entregando 100% da transposição das águas do São Francisco no Rio Grande do Norte”, disse. Ela citou como marcos já alcançados a entrega da barragem de Oiticica, o andamento do Sistema Adutor do Seridó e do ramal Apodi–Mossoró.

Fátima Bezerra destaca segurança hídrica

Para a governadora, a obra representa um avanço estrutural e social. “Isso significa infraestrutura, segurança hídrica e emancipação num ativo tão importante que é a água, sobretudo para nós, que conhecemos de perto as consequências da seca”, afirmou. Ela lembrou que a questão foi listada como prioridade pelo estado na definição dos investimentos do PAC, por seu impacto na vida da população e na economia local.

Fátima ressaltou que a conclusão da transposição beneficiará não apenas o Rio Grande do Norte, mas também Pernambuco, Paraíba e Ceará. “Quem não viveu a realidade da seca talvez não compreenda o valor humano, social e civilizatório dessa obra”, disse.

Infraestrutura e desenvolvimento

Além da questão hídrica, a governadora destacou investimentos em outras frentes, como a duplicação da BR-304, obras de recuperação da malha rodoviária estadual e projetos voltados à produção de energia renovável. Entre eles, está o Porto Indústria Verde, em Caiçara do Norte, que deverá integrar geração de energia solar e eólica à produção de hidrogênio verde, com foco na industrialização regional e na geração de empregos.

Veja também:

Infraestrutura e tarifas dos EUA dominam Seminário Esfera Infra

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -