
O longo período de estiagem em grande parte de Pernambuco levou a governadora Raquel Lyra a declarar situação de emergência em 102 municípios afetados pela escassez hídrica. A decisão, com validade de 180 dias, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (8) e foi tomada com base em análises da Defesa Civil Estadual e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). De acordo com a avaliação, a redução nos níveis dos reservatórios e da estiagem prolongada que comprometem o abastecimento de água.
No final de 2024, a governadora já havia decretado situação de emergência hídrica em 94 municípios devido à estiagem prolongada e à escassez de chuvas, especialmente nas regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata. Na época, o decreto foi motivado pelos baixos níveis dos reservatórios e pelo comprometimento do abastecimento de água, afetando tanto áreas rurais quanto urbanas do estado. Em janeiro de 2025, esse número foi ampliado para 117 municípios.
Ações de abastecimento na Mata Norte
A decretação de nova situação de emergência foi publicada no mesmo dia em que a governadora faz, nesta terça, um giro por cidades da Mata Norte de Pernambuco para anunciar uma série de medidas para melhorar o abastecimento d’água na região. Um dos principais investimentos será em Goiana, que receberá R$ 6,5 milhões da Compesa para reforçar o sistema de abastecimento.
A ação em Goiana prevê a reativação de cinco poços no Polo Farmacoquímico do município, a implantação de uma estação elevatória de água bruta e a construção de um novo reservatório metálico. A expectativa é de que o sistema adicione 70 litros por segundo à oferta de água, beneficiando mais de 55 mil pessoas.
De acordo com o presidente da Compesa, Alex Campos, a entrega dos primeiros poços está prevista para agosto. “Os cinco poços estarão em operação até janeiro de 2026. Além disso, haverá investimentos para a requalificação da estação de tratamento de água, solucionando o problema histórico da qualidade”, afirmou.
Presente à agenda, o deputado estadual Antônio Moraes destacou que a obra atende a uma demanda antiga da população do município. “Uma das grandes reclamações de Goiana era o abastecimento de água. O Governo de Pernambuco está cumprindo o compromisso com essa obra muito aguardada pela população”, declarou.
Durante passagem por Timbaúba, a governadora autorizou a instalação da Estação de Tratamento de Água com tecnologia de ultrafiltração, anunciou a abertura da licitação para reativação da Estação Elevatória do Capibaribe Mirim e lançou o edital de restauração da rodovia PE-082.
Governo aposta no Água de Pernambuco
Durante a sua campanha para o Governo, em 2022, a então candidata Raquel Lyra colocou a questão hídrica como uma das prioridades da gestão. Uma das principais ações foi o lançamento, em outubro do ano passado, do programa Águas de Pernambuco, com uma proposta ousada, que prevê investimento de R$ 6,1 bilhões para os próximos anos. Desse total, R$ 3,9 bilhões destinados à infraestrutura hídrica e R$ 2,2 bilhões para saneamento básico e esgotamento sanitário.
Veja também:
PE decreta situação de emergência em 117 municípios por escassez de chuvas










