
O Carnaval de Pernambuco deve movimentar mais de R$ 3 bilhões este ano, segundo o presidente da Empresa Pernambucana de Turismo, Eduardo Loyo. Esse montante foi o quanto foi movimentado nos dias de folia de 2024, segundo um instituto de pesquisa contratado pela estatal. Um dos indicadores que apontam no sentido de uma maior movimentação financeira este ano, segundo o executivo, é o incremento de 10% nos voos que chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife no período que antecede o Carnaval.
“A rede hoteleira está com mais de 97% de ocupação este ano”, afirma Eduardo. O Carnaval traz impacto em toda a cadeia produtiva do turismo em Pernambuco, aumentando a demanda por serviços como o transporte por aplicativo ou táxi, passando pelos ambulantes que vendem bebidas, petiscos e até empresas como hotéis, responsáveis por camarotes, day use, entre outras.
Eduardo Loyo diz que o Carnaval é o maior ciclo turístico de Pernambuco. “Há uma movimentação econômica gigante. Há distribuição de renda e geração de empregos”, comenta, acrescentando que integrantes de mais de 50 mil famílias trabalham no sábado no Galo da Madrugada
Somente o governo do Estado vai entrar com R$ 54 milhões para a realização da folia de momo no Estado, que inclui polos carnavalescos de cidades como Nazaré da Mata, Aliança, Bezerros, Pesqueira, Triunfo, além de Recife e Olinda. O Estado também apoia vários blocos tradicionais, principalmente nas cidades de Olinda e Recife.
“Temos uma rubrica de apoio de fomento, que inclui prefeituras e blocos”, conta Eduardo. E acrescenta: “os blocos compõem a cultura pernambucana do Carnaval”. Os blocos também têm outro aspecto fundamental para a folia: são os grandes responsáveis pela divulgação do frevo, gênero musical 100% pernambucano.
Entre os blocos, de acordo com o executivo, um dos maiores investimentos do Estado é o do Galo da Madrugada no qual o governo banca, diretamente, quase R$ 1 milhão em apoio à agremiação. Isso não inclui os gastos que o Etado tem com aparato policial e uma estrutura de apoio de saúde disponibilizado durante o desfile no sábado de Zé Pereira.

Iniciativa privada também patrocina a folia
As empresas da iniciativa privada apoiam dede pequenas agremiações carnavalescas até o maior bloco em linha reta do mundo, o Galo da Madrugada, que reuniu 2,5 milhões de pessoas em 2024. Somente este ano, pelo menos 10 empresas entraram como grandes patrocinadoras do Galo da Madrugada. São estabelecimentos de portes diversos, indo desde a montadora da Jeep, em Goiana, até a companhia pernambucana, Coral, passando pela Vivo, Seara, Boticário, Sorriso, entre outras.
O Galo da Madrugada vai contar, em 2025, com o apoio da Jeep pelo quinto ano consecutivo. A identidade visual do espaço da marca no evento foi desenvolvida pelo artista local Jota Zer0ff, natural da Zona da Mata Norte de Pernambuco. “Estamos muito felizes em fazer parte dessa festa incrível por mais um ano. O Galo da Madrugada é um verdadeiro símbolo do carnaval brasileiro e da cultura pernambucana. Ter o Jeep Renegade Willys nessa celebração popular faz todo sentido, pois ele foi o primeiro Jeep fabricado em Goiana e traz em sua essência o espírito de aventura, liberdade e celebração, que combina perfeitamente com a alegria e a energia do Galo da Madrugada”, afirma o vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul, Hugo Domingues.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Vivo patrocina o Galo. “Para nós é muito importante estar junto do Galo da Madrugada, assim como a outros expoentes da cultura brasileira, pois reforça o nosso posicionamento como um dos maiores apoiadores da cultura no Brasil. O Galo é o símbolo máximo do carnaval de Pernambuco, uma praça tão importante para Vivo. Aqui temos quase 3 milhões de clientes na base da telefonia móvel e somos líderes em Fibra e essa é uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços com o povo pernambucano”, diz a diretora Regional da Vivo, Karina Tenório
O Assaí Atacadista e a empresa Seara estão estreando este ano como patrocinadoras do Galo. “Patrocinar o Galo da Madrugada é uma forma de homenagear uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Brasil. Além disso, acreditamos que as tradições desempenham um papel fundamental no fortalecimento da identidade regional e na movimentação da economia local”, argumenta a diretora de marketing regional do Assaí, Daniele Motta.
Uma das empresas mais tradicionais no apoio dos blocos pernambucanos é a Pitú, que fabrica cachaça em Vitória de Santo Antão. A companhia apoiando e incentivando blocos, agremiações, maracatus, troças, catraias, bacalhaus, bois e ursos, além de bares, trios elétricos, entre outros espaços da folia.
“A Pitú é patrocinadora do Galo há décadas. Vimos o Galo ganhar a imensidão e se transformar nesse fenômeno mundial que é hoje. Temos orgulho de estar sempre presentes nessa festa linda, que é o maior marco do carnaval do nosso Estado”, comenta a gerente de Marketing da Pitú, Maria Eduarda Ferrer. A companhia participa do Galo no percurso do trio elérico com a Pituoca (mini frevioca), os homens-lata e a figura ilustre do garçom da PITÚ, que circula carregando os produtos da cachaçaria em uma bandeja.
A Pitú é uma das patrocinadoras oficiais do Carnaval de Olinda e de Recife e apoia grande parte dos blocos mais antigos, orquestras e grupos que se apresentam durante os dias oficiais de folia, como os tradicionais blocos Pitombeira, Elefante, Ceroula, Homem da Meia-Noite, Bonecos Gigantes de Olinda e Bacalhau do Batata, que fazem parte de um capítulo muito especial do Carnaval de Pernambuco.
Leia também
Nas disputas políticas do Carnaval, o folião é quem sai ganhando
Com 85% de hotéis ocupados, Alagoas vira destino de descanso na folia
Preço da picanha e do filé mignon desaba: carne bovina em baixa