Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Consórcio NE mira investimentos sustentáveis

O presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, firmaram um protocolo de intenções para estimular investimentos sustentáveis na região, “promovendo a preservação dos ecosssistemas, especialmente o bioma caatinga, o desenvolvimento de projetos de energias renováveis, a compensação ambiental e o crescimento econômico alinhado às metas […]
energia solar energia eólica energia renovável investimento FNDE Sudene Fundo Clima
Iniciativas que estejam dentro da transição energética, como as renováveis, podem ser fomentadas dentro do protocolo de intenções feito entre o Ministério da Fazenda e o Consórcio Nordeste. Foto: MME/Divulgação

O presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, firmaram um protocolo de intenções para estimular investimentos sustentáveis na região, “promovendo a preservação dos ecosssistemas, especialmente o bioma caatinga, o desenvolvimento de projetos de energias renováveis, a compensação ambiental e o crescimento econômico alinhado às metas de descarbonização da economia”, como diz o documento assinado por ambos.

Os empreendimentos ou projetos a serem contemplados devem promover também a inclusão social. O protocolo afirma que haverá uma integração entre os projetos a serem contemplados com o Novo Brasil – Plano de Transformação Ecológica, do Ministério da Fazenda.

“A Fazenda abraçou a causa da transformação ecológica como um vetor de desenvolvimento. Não é uma coisa que se opõe ao desenvolvimento, mas sim um vetor de desenvolvimento. Temos projetos com hidrogênio verde, data centers e eólica offshore ; áreas em que o Nordeste tem vantagem competitiva clara”, disse Fernando Haddad, à Agência Brasil.

A iniciativa também prevê que os projetos, ações ou empreendimentos a serem desenvolvidos poderão ter captação e financiamentos de bancos de desenvolvimento, instituições internacionais e fundos climáticos. Nos últimos dois anos, dos US$ 12 bilhões empregados em investimentos verdes, metade foi anunciado para o Nordeste, segundo informações do Ministério da Fazenda.

O protocolo tem o prazo de 12 meses e os projetos prioritários a serem contemplados vão ser escolhidos nas reuniões do colegiado. Também deverá ser traçada uma estratégia de investimentos sustentáveis na região e elaborado um Plano Nordeste para a Transformação Ecológica do governo federal para a região.

- Publicidade -
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles. Foto: Jhuan Neuber/Governo do Piauí

Investimentos sustentáveis e a transição energética

Dentro do protocolo firmado, os projetos a serem contemplados devem colaborar para a transição energética. O Nordeste concentra mais de 90% da capacidade nacional de geração de energia eólica e abriga cinco dos seis maiores produtores de energia solar do Brasil. A região também tem um cenário com investimentos na área de hidrogênio verde, e-metanol, que também vão concretizar esta transição.

O documento também cita que serão identificados e priorizados os projetos estratégicos de interesse regional que estejam alinhados com as políticas públicas federais.

Autarquia criada em 2019, o Consórcio Nordeste representa os nove governadores da região num instrumento jurídico e já teve uma atuação importante na época da pandemia, quando os chefes do Executivo nordestinos tomaram iniciativas em comum, baseada na ciência, no enfrentamento à Covid-19.

Leia também

Fonteles assume Consórcio Nordeste com foco em transição energética

Governador de SE aproveita Consórcio Nordeste para falar de obras com Lula

Nova regra para armazenamento de energia sai em maio

O novo presidente substitui Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte que ocupou, em 2024, a presidência do Consórcio Nordeste – autarquia criada em 2019 como instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -