![usinas energia nova energia solar eólica](https://movimentoeconomico.com.br/wp-content/uploads/2024/11/usina.jpg)
A regulamentação dos sistemas de armazenamento de energia deve ser definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) até maio, segundo o diretor do órgão regulador, Ricardo Tili. A expectativa de muitos empresários do setor é de que isso deixe as energias renováveis mais competitivas e contribuir para que, no futuro, ocorram menos cortes de geração.
Os cortes de geração são definidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e mandam as geradoras de energia, principalmente as usinas eólicas e solares instaladas no Nordeste, reduzirem a produção para evitar impactos, como uma sobrecarga, no Sistema Interligado Nacional (SIN). Estes cortes geraram prejuízos de mais de R$ 1 bilhão até 2024.
Os sistemas de armazenamento em baterias poderão a energia das usinas fotovoltaicas que é produzida durante o dia para ser consumida durante a noite. No setor elétrico, nem tudo é tão simples, há tecnicos que argumentam que as baterias vão trazer impacto no preço da geração solar e eólica.
Ainda de acordo com informações de Ricardo Tili, a Aneel espera divulgar em maio a nota técnica para regulamentação de sistemas de armazenamento de energia. Isso vai ocorrer depois que forem analisadas as contribuições recebidas na consulta pública, que terminou no final de janeiro.Ricardo vai ser o relator desse processo na agência.
Ainda de acordo com o diretor, o armazenamento de energia vai permitir a manutenção da expansão da geração renovável no País. Isso vai beneficiar muito a Região Nordeste, que tem mais de 90% das eólicas do Pais.
O armazenamento de energia impulsionará novos negócios
A regulamentação também vai gerar novos negócios para as empresas que já estão desenvolvendo produtos como grandes sistemas de baterias que podem ser instalados nas usinas de geração eólica ou solar. O grupo pernambucano Baterias Moura, que tem sede em Belo Jardim, no Agreste do Estado, fabrica grandes sistemas de armazenamento em baterias.
Tanto a energia eólica como a solar são consideradas intermitentes, pelos técnicos do setor, por dependerem de matérias primas, como o vento e a radiação solar, que não estão disponíveis 24 horas por dia. As hidrelétricas e as térmicas são consideradas de energia “firme” pois podem produzir a qualquer hora e não apresentam oscilações bruscas nesta geração.
O armazenamento em baterias também pode trazer outra vantagem ao SIN: diminuir a necessidade de expansão da rede de transmissão e distribuição, trazendo também mais eficiência às linhas existentes.
Leia também
Setor de eólica e solar enxerga com bons olhos leilão de armazenamento em baterias
Os leilões para contratação de energia vão incluir armazenamento em baterias