Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Com Cimatec Digital, Salvador ganha novo espaço de incentivo à tecnologia

Projeto é fruto de uma parceria estratégica entre o Senai Cimatec, a Neoenergia Coelba e a Prefeitura de Salvador
Cimatec Digital e Criativo  Salvador Ciência e Tecnologia
Museu da Energia, na Praça da Sé, vai abrigar as atividades do Senai Cimatec Digital em Salvador. Foto Jefferson Peixoto Secom/PMS

Em busca de se consolidar como um polo de referência em inovação e tecnologia no Nordeste, Salvador agora conta com o Senai Cimatec Digital, o mais novo espaço de incentivo à tecnologia da capital baiana. A iniciativa, inaugurada nesta segunda-feira (3), integra o programa Salvador do Futuro, que tem como objetivo atrair e formar talentos digitais e impulsionar a atração e o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica no Centro Histórico. No Recife, em 25 anos o Porto Digital conseguiu atrair mais de 400 empresas que hoje ocupam antigos casarões e armazéns, com 18 mil colaboradores.

“A ideia é que possamos fazer do Cimatec Digital um grande epicentro de desenvolvimento e atração de empresas na área de tecnologia e criatividade para a região do Centro de Salvador. Os programas de formação vão acontecer lá, mas a ideia é que as empresas possam, a partir desses programas, se instalar na região”, destacou Mila Paes, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico.

A titular da pasta também aponta que o projeto vai além da revitalização econômica do Centro Histórico. “Os impactos de um projeto como esse vão muito além da revitalização econômica. Ele promove transformação social, inclusão, requalificação física do espaço e atração de investimento para a cidade e para a região. Então acreditamos que o Cimatec Digital é um projeto que tem um potencial de fato de transformação muito grande para a cidade de Salvador”, pontuou.

Empregabilidade em Salvador

Localizado no prédio do Museu da Energia, na Praça da Sé, o projeto, fruto de uma parceria entre Senai Cimatec, Neoenergia Coelba e prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), iniciou as atividades nessa segunda-feira (3).

Uma das principais iniciativas desenvolvidas no espaço é o programa gratuito Ford <Enter>, voltado para a formação profissional em tecnologia de pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco em empregabilidade. O programa, desenvolvido pela Ford e Ford Philanthropy, em parceria com o Senai-BA, Senai-SP e Rede Cidadã, está com inscrições abertas por este link.

- Publicidade -

Serão ofertadas 300 vagas em Salvador ao longo de 2025. As aulas presenciais serão realizadas tanto no Cimatec Digital e Criativo como no campus principal do Cimatec, em Piatã.

Leia mais: Da Dinamarca ao Porto Digital, mercado de TI se abre para profissionais autistas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -