Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Of Joseph negocia divisão de insumos farmacêuticos e planeja fábrica em PE

Multinacional que já atua no estado e investe em negócios relevantes para a sociedade, quer montar fabrica de insumos farmacêuticos
fabrica de medicamentos
Escassez de Insumos Farmacêuticos Ativos se acentuou com a pandemia da Covid-19

A Of Joseph PB&T Brasil está prestes a concretizar uma aquisição estratégica que promete mitigar a escassez nacional de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs). A empresa está em negociação para adquirir a divisão de IFAs de uma multinacional, cujo nome ainda não foi revelado, em um movimento que busca diminuir a dependência do Brasil em relação a insumos importados.

Se a compra for aprovada, a Of Joseph direcionará, inicialmente, a produção da unidade adquirida para o Brasil, garantindo uma parte significativa do suprimento nacional de IFAs. O próximo passo será estabelecer uma unidade fabril no país, com Pernambuco sendo o estado prioritário para essa iniciativa.

Linha de atuação da Of Joseph

A Of Joseph tem duas linhas de atuação Ciências da Vida e Arte e Cultura e, devido ao projetos que já desenvolve com arte e cultura, sua sede fica em Mimoso, no sertão de Pernambuco. O Programa Peixe Rosa, voltado à área de Ciências da Vida, é o responsável por essa iniciativa relacionada aos IFAs.

Criado em 2016 pela Of Joseph em parceria com a Outthinker, o programa foi idealizado para estruturar e atrair contratos de pesquisa para o Brasil, além de buscar investimentos externos de empresas interessadas em expandir suas operações na América Latina. A iniciativa conta com uma colaboração com a UFPE. O programa também apoia fundações, instituições de pesquisa e universidades, bem como organizações e associações, como a Anvisa.

O idealizador do Of Joseph, Joseph Miller, afirma que a iniciativa apresenta uma visão de longo prazo que combina pesquisa científica, inovação tecnológica e capital estrangeiro, posicionando-se como um catalisador para o desenvolvimento econômico no Brasil. Ele acredita que a concretização de suas metas pode transformar Pernambuco em um polo internacional de biotecnologia, gerando benefícios econômicos e sociais significativos para o país.

- Publicidade -

Com um fundo inicial de US$ 1 bilhão e expectativa de alcançar um orçamento total de pelo menos US$ 5 bilhões, sua estrutura inclui uma Organização de Pesquisa por Contrato (CRO), um Parque Científico Tecnológico e um Núcleo Avançado de Medicina Translacional, estes dois últimos ainda em fase de desenvolvimento.

Um dos pilares do Programa Peixe Rosa é a formação de parcerias interinstitucionais com renomadas instituições de pesquisa e diagnóstico clínico no Brasil, como a UFPE, a Universidade de Pernambuco (UPE), o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE), além de parceiros internacionais como a UNI Pharma, API Corp e IBI Tech.

Oportunidade

Foi o Peixe Rosa que identificou a oportunidade no setor de IFAs. Desde a pandemia da Covid-19, tem havido um aumento na escassez desses insumos para medicamentos especializados ou menos lucrativos, como antibióticos de última geração e tratamentos para doenças raras, devido à baixa atratividade financeira que reduz o número de fornecedores.

O programa fornece serviços como desenvolvimento biofarmacêutico, desenvolvimento de testes biológicos, comercialização, pesquisa pré-clínica, pesquisa clínica, gerenciamento de ensaios clínicos e farmacovigilância.

IFAs são essenciais

“Os IFAs são componentes essenciais que conferem eficácia aos medicamentos no tratamento, prevenção ou diagnóstico de doenças. Uma nova fábrica seria crucial para reestruturar sua cadeia produtiva no Brasil, embora não resolva completamente a carência existente”, afirma Anderson Vasconcelos, gestor de Inovação do programa Peixe Rosa.

A Of Joseph PB&T é uma multinacional de capital privado que investe em negócios voltados à solução de problemas relevantes para a sociedade. Para essa iniciativa, a empresa conta com o apoio de bancos de investimento, incluindo o Cohen & Company Capital Markets, com sede em Nova York. No próximo dia 21 de fevereiro, a Of Joseph terá uma reunião decisiva com o Ministério da Saúde para avançar na criação da unidade fabril.

Leia também:

Com produção em alta, AL quer ampliar cultivo de arroz em canaviais

Liverpool Eco Residence, o condomínio do rock and roll na Barra dos Coqueiros

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -