Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

São Luís terá mais voos para Brasília e Fortaleza via Latam

Novos voos tendo como base São Luís serão feitos com aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros
São Luís Maramhão IBGE população 1 milhão de habitantes
Capital do Maranhão, São Luís vem recebendo mais turistas depois que os Lençóis foram considerados Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Foto: Iphan/Divulgação

A partir de abril, a Latam aumentará suas operações para São Luís (MA), com a adição de três novos voos semanais, passando de 7 para 10 frequências. Esses voos partirão de Brasília e Fortaleza, com aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros. Além de São Luís, outras rotas no Nordeste também terão mais frequências, como Fortaleza-Teresina e Brasília-Palmas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3) pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, a parlamentares da bancada maranhense no Congresso Nacional.

A expansão faz parte da iniciativa “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do Ministério do Turismo junto à Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) e a outros órgãos do Governo Federal – renovada no final do ano passado – que incentiva e facilita a realização de viagens no país. Neste verão, por exemplo, a oferta de voos no país será 10,7% maior ante igual período de 2023, totalizando 184,5 mil frequências (17,8 mil a mais).

O ministro Celso Sabino apontou benefícios da união de forças pela melhoria da conectividade aérea no País. “Esse anúncio resulta do permanente diálogo com empresas aéreas, parlamentares e governos locais, uma premissa do nosso presidente Lula e que tem permitido que o turismo continue movimentando economias locais de todo o país, com reflexos extremamente positivos na geração de emprego, renda e inclusão social”, frisou Sabino, que destacou ainda o empenho do MTur pela promoção turística do Maranhão e defendeu esforços para proporcionar a ligação aérea entre São Luís (MA), Portugal e o Caribe.

Novos voos da Latam para o Nordeste

Em abril, a Latam também tem programada uma alta de 37% nos voos semanais de 6 rotas rumo à região Nordeste, abrangendo São Paulo (Congonhas)-Fortaleza, de 20 para 27; Fortaleza-Teresina (PI); de 7 para 11; Brasília-Palmas (TO), de 7 para 10, e Rio de Janeiro (Galeão)-Porto Alegre (RS), de 14 para 17. As viagens, incluindo as partindo de Brasília e Fortaleza, serão operadas por aviões Airbus A320, atendendo até 174 passageiros por voo.

A secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, também celebrou o suporte federal ao fortalecimento da atividade turística. “Queremos agradecer ao ministro, à bancada e ao governador por fazer com que o Maranhão esteja presente nessas discussões e a gente avance”, comemorou.

- Publicidade -

Além de São Luís, o atrativo dos Lençóis Maranhenses

O reforço de voos ao Maranhão busca ampliar o turismo no estado, que, em 2024, teve o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. O MTur apoia a estruturação da unidade, a partir de ações a exemplo de estudos voltados à implantação de novos portais de acesso e à melhoria da mobilidade interna do Parque, em parceria com a Unesco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Ao longo de 2024, cerca de 118 milhões de passageiros voaram de avião no Brasil, o que significou mais 20 milhões de pessoas a bordo na comparação com 2022, quando 97,7 milhões usaram o modal para se deslocar no País. Ainda no passado, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), o Brasil subiu um posto e virou o 4º maior mercado doméstico do ramo, avançando 6,6% contra uma média global de 5,6%.

*Com informações da Agência Gov

Leia mais: Aracaju tem oferta adicional de mais de 300 voos na temporada de verão

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -