Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Eleito na Câmara, Hugo Motta faz defesa da democracia

Eleito com 444 votos na Câmara, Hugo Motta repetiu o gesto de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição de levantar o texto

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. O parlamentar foi eleito neste sábado (1º) em primeiro turno, com 444 votos. Ele concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco. Ao ter a vitória confirmada, Motta fez uma defesa da democracia em seu primeiro discurso após ser eleito para o cargo. Motta repetiu o gesto de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição de levantar o texto sob aplausos do Plenário, e reafirmou “ter nojo da ditadura”. A Câmara também elegeu os outros membros da Mesa Diretora.

Em seu discurso, o novo presidente da Câmara afirmou que o povo brasileiro “não quer discórdia, quer emprego; não quer luta pelo poder, mas que os poderes lutem por ele”. O presidente afirmou que não há ninguém acima da democracia. “Tenho certeza que o passado é um caminho sem volta, termina na destruição da política, no colapso da democracia, e não podemos correr o risco de experimentar”, afirmou.

“Estaremos sempre com a democracia, pela democracia, com a democracia. E seus inimigos encontraram no Legislativo uma barreira como sempre encontraram na história”, discursou Motta.

Hugo Motta também afirmou que a aprovação das emendas impositivas foi um encontro do Parlamento com a origem do projeto constitucional. O presidente buscou reafirmar a independência do Legislativo.

“A crise exigia uma nova postura, o fim das relações incestuosas entre Executivo e Legislativo, e afirmação e independência como resposta para ambos Poderes para que os Poderes pudessem atravessar a maior crise. Qual foi o guia? A Constituição. Estamos em um ponto de onde deveríamos ter nos desviado”, disse.

- Publicidade -

O presidente defendeu mais transparência no gasto público. Ele sugeriu uma plataforma digital integrada entre Legislativo, Executivo e Judiciário para acompanhar em tempo real as despesas de todos os Poderes. “Transparência total a todos”, afirmou.

Hugo Motta também afirmou que é preciso garantir a estabilidade econômica e que não há nada pior que a inflação. Para Motta, a estabilidade é resultado de medidas de responsabilidade fiscal. “Não há democracia com caos social, e não há estabilidade social com caos econômico”, disse.

Nova Mesa da Câmara

Após a eleição do deputado Hugo Motta para presidente da Câmara dos Deputados, foram eleitos os demais parlamentares que vão compor a Mesa Diretora da Casa. A maioria dos membros no comando da Casa são nordestinos. Veja os nomes da Mesa Diretora.

  • 1ª vice-presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ): 440 votos, 59 em branco;
  • 2ª vice-presidência: Elmar Nascimento (União-BA): 427 votos, 72 em branco;
  • 1ª secretaria: Carlos Veras (PT-PE): 427 votos, 72 em branco;
  • 2ª secretaria: Lula da Fonte (PP-PE): 437 votos, 62 em branco;
  • 3ª secretaria: Delegada Katarina (PSD-SE): 445 votos, 54 em branco;
  • 4ª secretaria: Sergio Souza (MDB-PR): 432 votos, 67 em branco.

Para a suplência foram eleitos

  • 1º suplente, Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), 395 votos;
  • 2º suplente, Paulo Foletto (PSB-ES): 389 votos;
  • 3º suplente, Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES): 388 votos; e
  • 4º suplente, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP): 371 votos.

Veja também:

Congresso elege neste sábado (1º) novo comando da Câmara e do Senado
Nordestinos no comando da Câmara e Senado


- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -