Alagoas teve em 2024 um crescimento de 151,8% no número de carros elétricos vendidos no estado, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A alta procura no estado tem deixado representantes das marcas chinesas otimistas com a continuidade da busca por estes tipos de modelos em Alagoas.
Conforme os dados divulgados pela ABVE, foram comercializadas 2.473 unidades desse segmento no ano passado, enquanto no ano anterior Alagoas registrou a venda de 982 veículos.
Quando analisada a série histórica – iniciada pela ABVE em 2022 –, as vendas de carros elétricos e híbridos em Alagoas apresentaram um crescimento de 518,2%. Em números absolutos, no ano passado foram comercializados 2.073 veículos a mais do que os 400 vendidos em 2022.
A JRCA, representante da BYD em Alagoas, vendeu mais de 1500 veículos ao longo de 2024 e superou as expectativas internas de vendas mensais, que eram de até 50 veículos, chegando a vender 180 carros elétricos em um único mês.
Segundo o diretor de marketing do grupo BYD JRCA em Alagoas, César Amâncio, os consumidores alagoanos têm demonstrado cada vez mais confiança na marca chinesa e apostado em veículos que possuem alta tecnologia e consumo mais sustentável.
“Completamos dois anos de BYD em Alagoas e as vendas de carros elétricos vêm superando as de carros de marcas tradicionais aqui no estado. O consumidor tem comprovado a qualidade dos veículos e apostado em opções com preços iniciais em R$ 115 mil e que possuem muita tecnologia embarcada e ótimo desempenho. Nossas expectativas são de constante crescimento nas vendas aqui em Alagoas”, destacou.
Apesar de 2025 ter iniciado com incertezas na economia mundial e com anúncios feitos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que são preocupantes para o mercado das montadoras de carros elétricos, em Alagoas as perspectivas são otimistas para o setor.
Segundo Amâncio, a instalação de uma fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, é um sinal forte de que a empresa chinesa tem planos ambiciosos para o mercado brasileiro, mesmo diante das incertezas que rondam o mercado norte-americano.
“Estive pessoalmente no parque industrial da BYD na China e participei de encontros onde foi possível entender as estratégias da marca para o mercado brasileiro. O real é muito valorizado pelos chineses e eles não iriam investir mais de R$ 11 bilhões no Brasil se de fato não tivessem certeza de crescimento. A marca vem atuando para se tornar popular, também vem esclarecendo dúvidas sobre seus produtos e investindo em modelos mais tropicalizados, para atender as demandas do mercado local”, explicou.
Com previsão para iniciar a fabricação de veículos ainda este ano no país, as obras do parque industrial em Camaçari estão adiantadas. fase 1.1 do projeto engloba o galpão para a montagem dos carros no sistema SKD (Semi Knocked Down), a fábrica de inspeção final e as pistas de teste de velocidade e obstáculos. A conclusão desta fase está prevista para começar após o carnaval.
Em seguida, as obras vão se concentrar na fase 1.2, que contempla a produção completa de veículos elétricos e híbridos e terá 28 novas edificações e 2 pátios. A produção plena dos modelos deve começar ainda em 2025. Com esses avanços, a BYD reforça seu compromisso com a produção local e a expansão do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.
A nova planta terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano na primeira fase de operação e 300 mil unidades na segunda fase. O número de vagas também deu um salto de 10 para 20 mil postos de trabalhos diretos e indiretos.
“A BYD vem apostando no Brasil, vai investir em modelos híbridos flex, que é uma novidade para a gente, além de fabricar peças e equipamentos, o que vai aumentar ainda mais a credibilidade da marca. Então mesmo com as incertezas que rondam o mercado externo, acredito que a marca seguirá crescendo no país e teremos bons resultados aqui em Alagoas”, concluiu.
Governo de Alagoas concedeu incentivos para carros elétricos
De acordo com o Governo do Estado, além de incentivar o crescimento da economia, a isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos – que passou a vigorar no início de 2024 – busca estimular a adoção de tecnologias mais limpas e sustentáveis no setor automotivo.
Regulamentada pela Lei nº 9.093, de 11 de dezembro de 2023, a isenção de pagamento de IPVA é válida no primeiro ano da aquisição de todos os veículos automotores que funcionam por meio de eletricidade, além dos veículos híbridos, usando cada um seu tipo de energia para funcionamento, sendo que a fonte energética de um dos motores seja energia elétrica.
A partir do segundo ano, o valor pago será de 1%. Já para os carros híbridos, a alíquota após o primeiro ano será de 0,75% do valor do IPVA e a partir do segundo ano, 1,50%. Para veículo automóvel de passageiro, de carga ou misto que utilize gás natural, a alíquota de isenção do IPVA será de 1,5%.
Antes da promulgação da lei, a alíquota de isenção do IPVA no estado era de 2% para veículos elétricos e de 1,5% para carros com uso de gás natural ou de formas híbridas (que funcionam com mais de um motor).
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