Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Prefeitura de Aracaju inicia testes para implantar frota de ônibus elétrico

Ônibus elétrico iniciará testes por linhas com maior fluxo de passageiros no próximo dia 20 de janeiro
onibus eletrico aracaju
Veículo iniciará testes por linhas com maior fluxo de passageiros no próximo dia 20 de janeiro. Foto: Ronald Almeida

A Prefeitura de Aracaju anunciou nesta terça-feira (14) que vai começar no próximo dia 20 de janeiro testes para implantação de ônibus elétricos. Caso o novo modelo seja aprovado pela população, o município anunciou que pretende adquirir 10 veículos para fazer o transporte de passageiros na capital sergipana.

Os testes serão realizados em um ônibus modelo elétrico Azure A12 BR, de 12 metros, fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo.

Durante a apresentação do veículo teste, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, disse que a avaliação da população será fator decisivo para o município decidir pela aquisição de mais veículos. Segundo a gestora, a ideia é que 10 veículos sejam comprados com recursos do governo federal por meio do PAC Seleções, podendo chegar a uma frota de 30 carros.

“O transporte público tem sido uma das principais reclamações da população nos últimos anos, especialmente no que diz respeito a sua qualidade. Hoje, temos o prazer de apresentar um novo veículo, um ônibus que acreditamos que, no momento certo, trará aos aracajuanos a qualidade que eles tanto aguardam. No entanto, quem realmente vai validar essa melhoria é a própria população. Durante o período de operação, esse ônibus circulará nas linhas de maior demanda e, assim, os passageiros poderão avaliar se a mudança atende às suas expectativas. A aprovação ou não virá diretamente da experiência deles”, disse Emília Corrêa.

O superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Nelson Felipe, informou que o novo veículo atenderá linhas com maior fluxo de passageiros, a exemplo da 001 e 002. Ele ainda detalhou que o veículo entrará em operação a partir do dia 20 de janeiro e permanecerá por um período de 30 dias na capital.

- Publicidade -

“Estamos dando o primeiro passo rumo a uma nova era para o transporte público da nossa cidade. Apresentamos, com grande entusiasmo, um ônibus totalmente elétrico, uma inovação do mundo moderno que estará à disposição da população aracajuana. Este é o início de uma mudança significativa, e, caso o novo modelo seja aprovado, certamente traremos mais unidades para Aracaju, com o objetivo de alcançar a excelência no nosso sistema de transporte público”, afirmou.

Como é o ônibus elétrico de Aracaju

Com zero emissão de gases de efeito estufa, esse modelo oferece baixo ruído e transporta até 76 passageiros com total conforto e segurança, e possui autonomia média de 300 quilômetros com uma única recarga, que pode ser potencializada em até 30% pelo seu sistema de freios regenerativos.

O veículo conta ainda com um conjunto de baterias de 385 kWh recarregável em até 2,5 horas. Dentro do ônibus, os passageiros ainda têm à disposição tomadas USB em todos os assentos, permitindo o carregamento de dispositivos eletrônicos tanto para quem está sentado quanto para os que viajam em pé. O ônibus ainda é equipado com Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico, com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico.

Leia mais: Benefícios fiscais atraem R$ 872 mi em investimentos para Sergipe

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -