Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Destaques do Comex: Resgatando conexões e construindo uma Tradição

"Aquilo me marcou desde o primeiro momento: um happy hour entre concorrentes, mas com um ambiente de amizade, alegria e leveza"
Gustavo Delgado
Gustavo Delgado/Foto: divulgação

Ao longo de 2023, retomamos com mais vigor uma prática que o pequeno mercado de Comércio Exterior tinha há quase 20 anos: realizar com alguma frequência “Happy Hour” com os profissionais da área. Lembro quando eu era gerente de Comex da Phoenix (ex-Philips), minha agente de carga, parceira e querida Luciana Padilha me convidou para um destes eventos. Era uma prática que ela coordenava junto com outro grande nome da área, outro amigo, Randal Ino.

Aquilo me marcou desde o primeiro momento: um happy hour entre concorrentes, mas com um ambiente de amizade, alegria e leveza. Só para entender, Phoenix era o maior cliente de Luciana à época, e, paremos para pensar, não é normal você levar seu maior cliente para conhecer e trocar cartão com seus concorrentes, não é verdade? Nunca esqueci a autoconfiança dela e a sua priorização pelo ambiente, por juntar gente para sermos mais fortes. Foi incrível!

Por razões do mercado, Luciana foi para São Paulo, e os nossos encontros deixaram de acontecer. Mais de 15 anos depois, com seu regresso ao Recife, e agora com a tecnologia das redes sociais e do Whatsapp, fizemos eu, ela e Randal, o grupo “@amigos_do_comex” em 2021, com talvez 20 participantes em um primeiro momento.

Fomos gradativamente agregando mais e mais pessoas, e retomando os “happy hours” a ponto de, no final de 2023, ao invés de fazermos mais um encontro, pensamos em fazer uma primeira “confraternização” do grupo, agora com quase 500 pessoas. Para este momento, pensei em aproveitarmos para eleger alguns destaques da área, ideia de sucesso que aprendi com o pessoal da Maino, do Rio de Janeiro, a quem agradeço sempre a parceria.

O plano inicial era termos, já que seria uma confraternização, algo em torno de 80 pessoas, pois a média de presentes em cada encontro era de 40. Com um plano de Marketing, engajamento das pessoas, divulgação nas redes e a busca pelos votos nas 8 categorias, o projeto tomou uma proporção que eu mesmo não esperava. Evento com 200 pessoas presentes, noite super agradável, premiação para o Fiscal da Receita Federal mais parceiro do Comex de Pernambuco, para a mulher destaque, entre outros… Clima fraterno, que contou com a presença do Governo do Estado, com a Adepe, com a FIEPE, com Consulado Argentino, entre várias empresas que fazem o nosso comércio exterior…

- Publicidade -

Foi tão integrador que todos já saíram comentando que 2024 teria que ser ainda melhor. E foi! Este ano, agora na última semana de Novembro, realizamos o evento “Destaques do Comex – ano II”. Com mais de 1.740 votos de todo Brasil e de fora dele, com mais de 250 pessoas presentes e, agora, com o grupo de Whatsapp com quase 1000 membros, conseguimos integrar ainda mais este segmento de mercado. Desta vez, incluimos a categoria de “Empresa Importadora e de “Empresa Exportadora Destaque de Pernambuco”, além do(a) “Estagiário(a) Destaque”, esta última premiação visando fortalecer e estimular a nova geração a se encantar pelo nosso mercado.

A meta do FOMO – Fear Of Missing Out – foi atingida, espero que quem não compareceu este ano, saiba que fez falta e que perdeu um evento que passou a ser importante para o nosso calendário. Mas 2025 está na porta, e queremos ver todos por lá! Obrigado pela presença de todos, em especial dos que vieram de outros estados para nos prestigiar! Serão sempre bem vindos

*Gustavo Delgado é Consultor de comércio exterior de internacionalização de empresas, Diretor de OCCA, Diretor de inovação da ABDAEX, Coordenador de MBA em Comércio exterior, Coordenador dos cursos de Gestão da UNIFBV e Mestre em Economia

Leia também:

Um caminho para a longevidade empresarial

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -