Um novo chamamento público foi aberto com o objetivo de selecionar parceiros interessados em investirem na instalação e operação de indústrias no Terminal Pesqueiro Luís Correia (TPLC). O acordo será firmado por meio do arrendamento comercial de lotes no TPLC. As empresas que desejam concorrer devem ser inscrever e enviar as propostas que estejam em conformidade com o plano de trabalho e o relatório técnico até o dia 12 de dezembro de 2024.
A iniciativa é uma parceria entre a Investe Piauí e a Companhia Porto Piauí e visa fomentar o desenvolvimento econômico da região litorânea, buscando gerar empregos e aumentar a renda local através da promoção da atividade pesqueira e atraindo negócios ligados à cadeia produtiva da pesca e da aquicultura.
“O Terminal Pesqueiro de Luís Correia tem um papel estratégico para impulsionar a economia da Planície Litorânea, garantindo que o pescado capturado na região seja beneficiado no Piauí, agregando valor e movimentando a economia regional”, destacou o diretor comercial da Companhia Porto Piauí, Igor Pontes.
A ação – que vem alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – pretende reforçar e consolidar o Piauí como um importante polo no mercado pesqueiro, além de também gerar benefícios socioeconômicos diretos para a comunidade local.
“O Governo do Estado está oferecendo uma oportunidade única para o setor da pesca e aquicultura no Brasil. Estamos falando de um Condomínio Industrial Pesqueiro com um cais dedicado, além de todas as facilidades, como parque de tancagem de combustível para embarcações, fábrica de gelo, indústria de processamento e câmara fria, tudo no mesmo ambiente. A estrutura será um grande facilitador para as exportações, isto porque está ao lado do porto marítimo”, afirmou Igor Pontes.
Com a execução do projeto é esperado que exista o aumento da produção pesqueira e industrialização de produtos da região, atração de empresas e investimentos ligados à pesca e à aquicultura e a criação de postos de trabalho e fortalecimento da economia regional.
A Investe Piauí foi a responsável pela retomada das obras do Terminal Pesqueiro de Luís Correia, dentro de uma concepção focada no potencial produtivo do litoral piauiense além da conclusão e inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.
Porto como ponto estratégico
A Companhia Porto Piauí é a autoridade portuária do estado e quem gerencia o ancoradouro. O Porto Piauí – localizado no município de Luís Corrêa, na foz do Rio Igaraçu – é um projeto destinado a impulsionar o desenvolvimento econômico da região e se destaca como um hub logístico essencial que conecta o estado a outros centros econômicos.
Com o intuito de se firmar como um ponto estratégico para importação e exportação das potencialidades econômicas do estado, e com a perspectiva de impulsionar setores como agronegócio e indústria, o empreendimento se alinha com a visão de crescimento sustentável do estado.
O edital, que pode ser acessado por este Link , com detalhe das condições para participação e critérios para a seleção das propostas.
Leia também: