Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Alagoas lança projeto para recuperar áreas de recife de corais

Projeto Corais de Alagoas vai replantar colônias de corais e promover ações para evitar branqueamento do ecossistema
Corais em Alagoas
Projeto vai resgatar e replantar corais para evitar branqueamento de ecossistema marinho em Alagoas. Foto: Lucas Meneses/Setur AL

Uma parceria do Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o governo do estado vai resgatar e replantar recifes de corais para combater o branqueamento do ecossistema marinho no estado. O projeto, intitulado Corais de Alagoas, foi lançado nesta segunda-feira (11).

De acordo com a proposta, o primeiro passo vai ser resgatar colônias de corais tombadas em recifes degradados e colocados em posição de crescimento, que será desenvolvida inicialmente nos recifes que ficam no litoral da capital, Maceió. Logo após, serão desenvolvidos e implementados berçários contendo sementeiras com colônias de corais.

A expectativa é que sejam replantadas mais de 500 colônias nas áreas a serem selecionadas como adequadas pelos parâmetros que serão mensurados na etapa de caracterização e monitoramento do projeto.

O projeto foi incentivado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), além das articulações de órgãos do estado, como a Secretaria de Estado da Ciências, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

Projeto Corais vai incentivar turismo sustentável

Outra vertente do projeto será conscientizar aqueles que sobrevivem do mar nas principais cidades litorâneas do estado. De acordo com o governo do estado, também serão incentivadas ações que promovam um turismo sustentável, além de monitorar áreas onde há predominância de recifes de corais como forma de minimizar os impactos causados, permitindo o equilíbrio entre a conservação do ambiente e a manutenção das atividades turísticas e da geração de emprego e renda.

- Publicidade -

A proposta visa associar os conhecimentos sobre a ecologia dos recifes de coral com as boas práticas de turismo sustentável, criando um ambiente que favoreça a conservação deste ecossistema ameaçado, ao mesmo tempo em que conseguimos agregar mais valor ao turismo da região.

Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, são ações como essa que demonstram toda preocupação do Governo do Estado e de todas as partes envolvidas com a preservação do ecossistema, que também é importante para a geração de emprego para a população local e mundial.

“Estamos totalmente engajados e dispostos a combater esta crise mundial, que vem afetando os recifes de coral em Alagoas. Vale destacar que, de acordo com estudos, a contribuição econômica do turismo relacionado aos recifes de coral é estimada em mais de 180 bilhões de reais por ano no mundo. Ou seja, além de preservarmos e restaurarmos um ecossistema tão importante para a vida marítima, pensamos também no setor turístico e na geração de emprego e renda para a população. Uma ação importantíssima”, disse Bárbara Braga.

Startup vai replantar corais em Maragogi

Na última semana, a Embratur anunciou uma parceria com a prefeitura de Maragogi para realizar a regeneração da faixa de corais que margeia o litoral do município.

Segundo divulgou a Embratur, o projeto terá um investimento de R$ 150 mil e será desenvolvido pela empresa Biofábrica de Corais, com aporte da Agência, e a restauração fortalecerá o município para a promoção internacional a partir do turismo regenerativo.

A ação também incluirá o plantio de corais pela Biofábrica para regenerar a fauna local, além de ações para o desenvolvimento de roteiros turísticos, a integração da comunidade com capacitação de guias e líderes para que a população se engaje na proteção do bioma. O projeto também vai desenvolver ferramentas para facilitar a adoção de corais.

Leia mais: Startup vai replantar corais em Maragogi para fortalecer turismo regenerativo

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -