Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Amupe reúne 175 prefeitos para tratar de gestão

A Amupe quer preparar os gestores enfrentar os desafios da administração pública municipal, promovendo uma gestão eficaz e sustentável
Na Amupe, Raquel Lyra disse ser uma municipalista e reafirmou o compromisso com os municípios Foto: Rafael Bandeira/Secom
Na Amupe, Raquel disse ser municipalista e reafirmou compromisso com os municípios Foto: Rafael Bandeira/Secom

Em uma sala de convenções lotada com a presença de 175 dos 184 prefeitos eleitos e reeleitos nas eleições de outubros, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) abriu, nesta segunda-feira (11), o Seminário Novos Gestores. Durante dois dias, os vitoriosos nas disputas pelos Executivos municipais serão preparados para enfrentar os principais desafios da administração pública municipal, promovendo uma gestão eficaz e sustentável.

Ao lado da governadora Raquel lyra, o presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, comandou a abertura do encontro, que é promovido tradicionalmente pela Amupe após a definição das eleições para prefeito no Estado de Pernambuco.

A surpresa deste ano ficou por conta da presença de quase todos os eleitos: 175 dos 184 dos prefeitos compareceram ao evento. A ausência mais comentada foi a do prefeito reeleito do Recife, João Campos.

A mesa de abertura reuniu além do presidente da entidade e da governadora, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, deputados federais e estaduais; e representantes de órgãos e entidades, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM); associações dos municípios da Bahia e de Alagoas; Ministério Público e Tribunal de Contas de Pernambuco; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE) e diversas instituições parceiras como o Governo do Estado; Caixa Econômica; Banco do Brasil e Governo Federal.

Anfitrião do encontro, o presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, desejou boas-vindas aos participantes e destacou a relevância do seminário. “Este Seminário Novos Gestores é um momento muito importante para Pernambuco, pois conseguimos fazer com que os prefeitos recém eleitos, que ainda não estão adaptados às políticas públicas municipalistas, conheçam a Amupe, saibam da nossa missão, da nossa luta em defesa das pessoas e do que podemos fazer, de forma conjunta, para fortalecer o municipalismo e conseguir melhorar a vida do nosso povo nos próximos anos”, destacou Marcelo Gouveia.

- Publicidade -
Seminário Novos Gestores, da Amupe, reuniu 175 dos 184 prefeitos eleitos em outubro Foto Rafael Bandeira Secom

Em sua fala, a governadora Raquel Lyra colocou o seu governo à disposição dos prefeitos eleitos e afirmou que pretende fazer parcerias. Ela também parabenizou a Amupe pela organização do evento e fez questão de enfatizar a disposição de toda a sua equipe para trabalhar em sincronia com os novos gestores.

“Quero que saibam que vocês têm aqui uma governadora parceria. E nossa parceria com os municípios acontece desde o primeiro dia de gestão, de forma indistinta, para que juntos possamos impactar a vida das pessoas que vivem nos nossos municípios,” declarou a governadora.

Parcerias do governo com municípios

O Governo de Pernambuco tem realizado diversas parcerias com os municípios. Um exemplo é na educação de Pernambuco. Pela primeira vez o Estado toma a frente do processo de construção de unidades educacionais para a Primeira Infância. Neste primeiro bloco, 51 creches serão construídas em todas as regiões do Estado. Ainda na área da Educação, foram entregues 601 ônibus escolares a municípios pernambucanos.

Além disso, a governadora realizará, no próximo dia 22 de novembro, reunião com os futuros gestores municipais para debater as ações e projetos implantados pelo Governo do Estado nas 184 cidades.

Em discurso, o ministro Silvio Costa Filho assegurou que vai ter muito trabalho por parte do Governo Lula em prol das cidades pernambucanas. O ministro de Lula também se comprometeu a levar uma comissão da Amupe para reunião com ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar da implementação da PEC que autoriza o reparcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios.

“Porque isso dará um fôlego aos municípios. Na Câmara Federal, eu fui o relator dessa matéria. E ela foi muito benéfica para que a gente pudesse avançar nessa pauta”, pontuou Silvio.

Homenagem da Amupe a José Patriota

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia de abertura foi a exibição de um vídeo em homenagem ao legado do presidente de honra da Amupe, José Patriota, falecido em setembro. Ao fim da exibição, Patriota foi aplaudido de pé por todos os presentes.

Veja também:

Congresso da Amupe recebeu 7,2 mil visitantes em três dias de evento

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -