Por Fabiana Lima*
O desafio enfrentado com a Pandemia é coletivo, no momento, existem surtos de COVID-19 e suas variantes em vários países e regiões do mundo. No entanto, existem outros desafios que são individuais e a única maneira de combatê-los é enfrentando, através da busca de novos caminhos. E uma das formas de enfrentamento é reformular, reinventar, criar algo que se adapte as necessidades atuais e futuras, mesmo sabendo que isso é um exercício de grande incerteza, mas extremamente necessário para profissionais e empresas, que possuem perspectivas e vivências diferenciadas, em busca destes novos caminhos ou novas formas de caminhar, levando em consideração os impactos que são diferentes para os diversos tipos de negócios.
Enxergar possibilidades de mudança, este é um dos maiores desafios pessoais e das empresas. E, hoje, mais do que nunca, a capacidade de gestão da mudança se tornou uma vantagem competitiva sustentável. Identificar e antever novos comportamentos e tendências de mercado podem fazer a diferença no desenvolvimento de produtos e serviços ou no lançamento de estratégias, campanhas e novos produtos.
Em entrevista ao Mundo Corporativo, o CEO da Top Shoes Brasil Group, Gustavo Dal Pizzol, explicou como buscou novas alternativas para o seu negócio. “Sem saber por quanto tempo os negócios seriam paralisados, Gustavo foi em busca de uma alternativa para a linha de produto que já desenvolvia. Precisava criar algo que atendesse a demanda do momento. Ao entender que o uso de máscaras seria necessário, ele e sua equipe decidiram pesquisar opções para os produtos que estava no mercado. Experimentou as máscaras disponíveis, testou e descobriu que costumam ser pouco confortáveis para a atividade física. Problemas constatados, soluções discutidas e desenho realizado: foram 15 dias para dar início ao projeto com a equipe de marketing e produção. Máscaras com a marca da inovação que conquistaram os atletas olímpicos e parte dos times do futebol brasileiro. Foi o irmão, Tiago, diretor comercial, quem levou a ideia até o COB em contato feito pelo LinkedIn. O que têm de diferente: são atadas à parte de trás da cabeça, têm regulagem, permitindo melhor vedação, e exige que a passagem de ar seja feita pelo filtro. Foi desenvolvido, ainda, um suporte, impresso em 3D, para evitar que a respiração atrapalhe durante a atividade física. De acordo com Gustavo, já foram vendidas cerca de 3,5 milhões de máscaras”.
Este exemplo, demonstra que as possibilidades de mudanças e novos produtos estão exatamente nos problemas que temos a competência de enxergar e resolver com nossa capacidade de estruturação, produção e entrega.
Por isso, aqui abaixo estão descritas algumas perguntas que servem para direcionar nosso pensamento para encontrar novos caminhos e trilhar a mudança que precisamos realizar em nossa vida profissional ou nosso negócio, vamos lá:
- Qual o mercado consumidor do seu produto ou serviço profissional?
- Que transformações este mercado está passando? Quais os problemas?
- Que estrutura você possui para atender esse mercado?
- Que produto ou serviço você pode oferecer alinhando necessidade do mercado + expertise + estrutura para atender?
- Quem já está nesse mercado ofertando produtos ou serviços semelhantes? Analise a concorrência.
- Existe produtos ou serviços no mercado que podem ser parceiros para agregar valor a sua entrega?
- Quais seus diferenciais neste mercado?
- Como você irá se comunicar com o mercado para divulgar seus atributos de valor e seu diferencial?
- Como você irá mensurar o seu desempenho?
Estes questionamentos quando respondidos podem direcionar sua tomada de decisão, rumo ao novo, em ações mais focadas e com mais chances de assertividade.
*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima