Aliando inteligência artificial, organização dos processos, campanhas direcionadas com mídia on e off, startup pernambucana quadruplicou receita potencial de vendas dos imóveis adicionados à plataforma.
Por Juliana Albuquerque
As empresas do mercado imobiliário têm revisado seus planos de negócios e assumido uma nova postura para recuperar a performance pré-pandemia. E é desta forma que a Marta Inteligência Imobiliária, startup pernambucana que integra todos os stakeholders do setor, entendeu o movimento atual e aprimorou ainda mais sua dinâmica como foco em expandir pelo Nordeste, começando pela Paraíba.
Sob o comando do CEO Sand Coutinho, que atua há mais de 20 anos no mercado imobiliário, tendo criado, ainda na faculdade, o portal Expoimóvel, a Marta surgiu em 2018 com a proposta de transformar em resultados o comportamento do público consumidor de imóveis. “O nosso foco é mercado incorporador. E por isso, com base nos dados que captamos e monitoramos constantemente, nós analisamos o que os clientes querem para que essas empresas possam construir o empreendimento dentro do perfil que os clientes desejam”, afirma o CEO da Marta.
O modelo criado pela Marta consiste numa receita simples: estudar a vocação de cada projeto, identificar o que a incorporadora precisa – como destravar a comercialização de um empreendimento, por exemplo -, estruturar um time de vendas de alta performance e estudar o comportamento do seu cliente-alvo. A partir daí, a equipe de inteligência cria arquétipos e campanhas direcionadas, provocando o engajamento do comprador em potencial a partir dos seus interesses.
Nesse modelo de atuação, que se distancia do início dos trabalhos da Marta, que atuava mais na análise de dados dos clientes para repassar para as incorporadoras e imobiliárias, foi possível que a startup pudesse ampliar de R$50 milhões para R$200 milhões em um mês o valor da receita do potencial de vendas do portfólio dos imóveis hospedados na plataforma.
Um exemplo desse trabalho da startup começa a ganhar espaço no Nordeste, mais precisamente na Paraíba, onde a Marta chegou em parceria inédita com a Lançar21 Inteligência de Mercado, consultoria especializada na gestão comercial de imóveis, e a construtora Rocha Cavalcante.
“A Marta chega com inteligência do algoritmo digital e a gente com o ‘algoritmo humano’. A plataforma cumpre todas as etapas para realizar a venda, por isso que a adesão vem crescendo na Paraíba e em Pernambuco. Tenho certeza de que vai chegar no Brasil todo, pois entregamos a experiência de A a Z”, reforça.
Guerra explica que construtoras e incorporadoras têm cada vez mais energia para melhorar seus produtos e evoluir na forma de construção. Já as imobiliárias necessitam de mais habilidade na relação com o cliente para concluir a venda. “A gente faz essa conexão, afinando esse trabalho de informação, com treinamentos técnicos e de estímulo a habilidades, para que a chegada ao cliente seja sempre segura”, reforça.