Por Vanessa Siqueira, de Alagoas
A região Nordeste vem, nos últimos anos, atraindo olhares de investidores e produtores do setor agropecuário como uma alternativa para alavancar a produção de carne bovina no país. Iniciado nesta quarta-feira e seguinte até a próxima sexta-feira (15), centenas de produtores e profissionais do setor de várias regiões participam da 7ª edição do Encontro da Pecuária de Corte do Nordeste (Encorte).
Segundo a organização do evento, que acontece no Centro de Convenções de Maceió, debaterá produção com competitividade, produtividade, sustentabilidade ambiental e social, com estratégias para tornar as empresas rurais mais lucrativas com os investimentos certos.
Especialistas em pecuária de corte
Os debates reúnem um time de especialistas nos painéis Cria, Recria, Engorda, Gestão e Inovatec, além de um painel intitulado Enpasto, com foco 100% na melhoria da pastagem. O Encorte 2024 também recebe a Expo Encorte com a participação de grandes marcas do agronegócio brasileiro com inovações e condições especiais para o público presente.
Outro destaque será a apresentação do primeiro e único benchmarking do Nordeste, mostrando o comparativo produtivo e financeiro das propriedades analisadas, um ponto de partida para referenciar produtores da região.
Alguns fatores comuns às fazendas, como aumentar a lotação para diluir custo fixo e a definição das estratégias para enfrentar possíveis gargalos da pluviometria local também são foco do estudo analisado.
O benchmarking será apresentado pelo técnico da Rehagro, Danilo Augusto, e pelo CEO da Start Soluções no Agronegócio, Marcelo Araújo.
“O estudo vai mostrar o padrão das fazendas que mais entregam resultado financeiro aos produtores que não sabem quais são os parâmetros para conseguirem se balizar. É uma oportunidade de conseguir comparar o seu ponto de partida e enxergar até onde pode chegar. A pluviometria é um gargalo e pode ser vista como uma grande vilã. Mas, na verdade, as fazendas que atualmente mais entregam dinheiro são as fazendas que menos chovem e mais investem em planejamento estratégico. A gestão ajuda a acertar o timing certo”, explicou Danilo Augusto.
Masterboi na feira
Entre as empresas, a pernambucana Masterboi está presente no evento. A empresa é um dos maiores frigoríficos do País, com três unidades – uma em Nova Olinda (TO), outra em São Geraldo do Araguaia (PA), e a terceira em Canhotinho, no Agreste pernambucano. A empresa possui um portfólio com mais de 800 produtos, envolvendo desde bovinos, suínos, caprinos e ovinos a charqueados, laticínios, embutidos, pescados e até vegetais.
Desde que abriu sua unidade em Pernambuco, a Masterboi tem incentivado a expansão dos rebanhos na região. A empresa tem interesse na aquisição de animais e vem trabalhando para derrubar o ICMS cobrado sobre a venda de gado entre estados. Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte já assinaram o acordo neste sentido. Recentemente, a empresa conseguiu o mesmo junto ao governo alagoano e tem avançado nas negociações com Sergipe.
Leia mais: Pecuária bate recordes em 2022 e NE se destaca com caprinos e camarão