Fundado em 7 de novembro de 1978, o Complexo Industrial Portuário de Suape chegou aos 45 anos como um dos 10 maiores do Brasil. Esse porto público, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco, é um dos maiores projetos de desenvolvimento da economia do País, sendo âncora no Nordeste.
Para documentar esse momento, o Movimento Econômico traz uma nova edição do Papo de Negócio, o videocast conduzido por Patricia Raposo, com cinco episódios onde os entrevistados analisam a evolução de Suape ao longo dos anos e seus atuais desafios. Conteúdo que ajuda a entender porque esse complexo coloca Pernambuco fora da curva na comparação com outros destinos de investimentos.
Porto concebido com grande área de preservação, Suape hoje está adequado à tendência da economia de baixo carbono. O complexo conta com mais de dez mil hectares cobertos com Mata Atlântica e ecossistemas associados, o que permite aos empreendimentos instalados ali desfrutarem desse ativo ambiental para suas políticas de sustentabilidade.
Os cinco episódios estão disponíveis no canal do Youtube do Movimento Econômico e o primeiro já pode ser acessado abaixo. Ele traz uma entrevista com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Suape, Guilherme Cavalcanti, que faz um resgate histórico do porto, os investimentos já recebidos, e posiciona aquele equipamento nos dias de hoje.
Os próximos episódios, vão entrar no ar nos próximos dias. Siga o Instagram do Movimento Econômico ou entre nosso grupo de WhatsApp (link disponível na home) para receber as notificações dos novos episódios. Confira o que vem por aí:
Episódios do Papo de Negócio
No segundo episódio da série, o presidente do Complexo, Marcio Guiot conta como é administrar Suape. Com 17 mil pessoas, 84 indústrias, 12 polos de desenvolvimento e milhares de moradores em seu território, Guiot é quase um prefeito e ele fala desse desafio.
E para mergulhar nos aspectos sociais e sustentáveis de Suape, entrevistamos o diretor de Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti. No terceiro episódio, ele revela como o complexo vem se estruturando para essa nova era da economia descarbonizada e aponta as vantagens para as empresas se instalaram num porto verde.
No quarto episódio, Guilherme Cavalcanti volta para falar dos desafios para o desenvolvimento da área portuária, do novo plano diretor, sobre as perspectivas diante de dois terminais de contêiner e da necessidade de aprimorar a mobilidade, onde arco metropolitano é fundamental.
Fechando a série, Márcio Guiot conversa sobre um novo modelo de porto que se desenha diante de um cenário de transformação digital, descarbonização e as pressões pela sustentabilidade.
Confira o videocast Papo de Negócios aqui:
Leia também:
Com maior draga do mundo, Porto de Suape inicia obra no canal externo