O afroempreendedorismo é o mote da 2ª Expo Preta RioMar, mostra que começou nesta sexta-feira (17) e vai até o domingo (19), reunindo negócios, cultura e conteúdo em um só evento. Mais de 50 pessoas afroempreendedoras de vários territórios da Região Metropolitana do Recife participam da programação, cujo acesso é gratuito, com exceção do show de Negra Li.
O evento ocorre no mês que marca a Consciência Negra para difundir a cultura negra e o afroempreendedorismo numa realização do RioMar Recife e o Instituto JCPM de Compromisso Social. A mostra ocupará uma área de 150 m2, que abrigará araras e vitrines com peças de vestuário, acessórios, maquiagem, objetos de decoração, quadros e fotografias, além de cabines de serviços que oferecem penteados afro, barbearia, entre outros. A finalidade é incentivar a sociedade a refletir sobre representatividade e igualdade racial.
Desta vez, a abertura contará com show de Negra Li, cantora, rapper, compositora e atriz que é referência no atual cenário musical brasileiro. A apresentação da artista tem início às 19h da sexta-feira (17), no Teatro RioMar, e os ingressos já estão à venda através do RioMar Recife SuperApp por R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira).
Todas as demais atividades acontecem no Piso L3 do RioMar Recife e são gratuitas. A programação inclui um desfile de moda comandado pelo estilista senegalês Lassana Mangassouba e o Espaço Literatura Preta, ocupado por escritoras, educadoras, contadoras de histórias e empreendedoras sociais recifenses, como Jaqueline Fraga, autora de “Negra Sou”, finalista do prêmio Jabuti. Haverá, ainda, uma área dedicada às crianças e adolescentes, com jogos online da startup pernambucana Mangrove Game Studio.
Outro destaque é o painel mediado pelo jornalista Pedro Lins com Tia Má, atriz, comunicadora, escritora, ativista e comediante que faz crítica com humor sobre questões como racismo, xenofobia, gordofobia, relacionamento, sexualidade e autoestima no seu stand up “Tia Má Com a Língua Solta” e em programas de televisão.
“A Expo Preta RioMar é um movimento que reflete o compromisso do Grupo JCPM com a inclusão econômica e a valorização da cultura negra em todas as suas nuances”, diz a diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM, Lucia Pontes.
A gerente de Marketing do RioMar Recife, Denielly Halinski, também ressalta a relevância da mostra. “Estamos felizes em promover a 2ª edição da Expo Preta RioMar em parceria com o IJCPM. De forma democrática e inclusiva, a mostra valoriza as iniciativas de afroempreendedorismo originadas no Pina e Brasília Teimosa, contemplando este ano também outros territórios do Recife. O evento está consolidado e já integra o calendário anual do RioMar Recife”, afirma.
O envolvimento das pessoas afroempreendedoras em todas as etapas do projeto é um dos princípios norteadores da Expo Preta RioMar desde a sua concepção. Conteúdos, atrações artísticas, expografia e programação em geral são formatados através da escuta e do reconhecimento da riqueza da cultura negra em todas as suas nuances. “O evento ecoa a voz e as experiências das comunidades, de onde surgiu o anseio de pautar o tema do enfrentamento à desigualdade racial, para marcar o Mês da Consciência Negra. O engajamento do público geral nessa discussão produz um efeito multiplicador, essencial ao fomento de uma cultura inclusiva”, salienta a gestora de Diversidade e Inclusão do Grupo JCPM, Juliana Martorelli.
Ampliar para incluir
Enquanto na edição do ano passado, as pessoas empreendedoras vinham do Pina e de Brasília Teimosa, comunidades do entorno do RioMar onde o IJCPM atua há mais de 10 anos, em 2023 percebeu-se a necessidade de abrir espaço para pequenos negócios de outras áreas da Região Metropolitana do Recife. Com curadoria da Futuro Black e produção de Mariana Passos, a 2ª Expo Preta RioMar contará com produtos e serviços também de bairros como Boa Vista, Coque, Cordeiro, Santo Amaro e Torrões.
“São afroempreendedores do ramo da moda, acessórios, beleza e das artes plásticas e visuais, além de escritoras. Teremos apresentações que levarão o público a uma imersão no universo da cultura negra e também painéis de conteúdos para conscientização”, explica Dayse Rodrigues, diretora de diversidade racial da Futuro Black, empresa social que impulsiona vidas negras.
Mais de 50 pessoas afroempreendedoras participam da mostra, incluindo os que vão se apresentar. É o caso de Marta Soares, que participa pela primeira vez da mostra com a sua grife Negra Rosa, especializada em cuidado capilar, skincare e maquiagem para pessoas negras. “É muito gratificante como empreendedora preta ocupar diferentes espaços para mostrar a essência do meu trabalho, que vai além da venda de produtos. A Negra Rosa tem entre seus objetivos elevar a autoestima e empoderar as pessoas pretas através de cosméticos apropriados para cada tom de pele”, conta.
Segundo Tiago Salvador, estilista da marca artesanal e sustentável Timóteo, que estará na mostra pela segunda vez, a visibilidade proporcionada pela exposição aos empreendedores e seus territórios tem um impacto imensurável, abrindo portas para novas conexões e parcerias. “As vendas impulsionadas pelo evento não se limitam ao período da exposição, elas se estendem ao longo do ano, com novos contatos que se tornaram clientes fixos”, conta.
Como argumenta Tiago, a participação em feiras é uma oportunidade significativa para empreendedores ampliarem sua projeção, estabelecerem conexões de negócios e acessarem novos mercados. Contudo, esses eventos muitas vezes envolvem custos consideráveis, incluindo taxas de inscrição, produção de material promocional, e logística, tornando-se uma barreira para muitos empreendedores negros que já enfrentam desafios sistêmicos, incluindo acesso limitado a capital e redes de apoio.Reconhecendo essa realidade, a Expo Preta RioMar oferece uma ajuda de custo diária para os expositores, visando minimizar essas barreiras financeiras.
Para dar maior evidência aos expositores, as marcas estarão expostas durante todo o Mês da Consciência Negra em vitrines no shopping e também no Quiosque Solidário do RioMar Recife, ocupado em novembro pelo grupo Pinosa, projeto de moda autoral e sustentável que subsidiou a primeira edição da mostra. “Mesmo depois de finalizada a Expo Preta RioMar, os produtos serão exibidos, com endereço e contatos dos empreendedores, para potencializar a sua visibilidade”, detalha Thayara Paschoal. A programação inteira pode ser acessada aqui.
Serviço:
O quê: 2ª Expo Preta RioMar – Realização do RioMar Recife e IJCPM
Onde: Piso L3 do RioMar Recife
Horário: A mostra de produtos e serviços ocorre no mesmo horário de funcionamento do shopping: das 9h às 22h, na sexta e sábado, e das 12h às 21h, no domingo. Programação cultural e painéis de conteúdo começam às 13h e seguem até as 21h
Leia também
Casa de eventos no Bairro do Recife, Mirante do Paço abre suas portas
Maceió entra no Top 20 dos maiores consumidores de artigos para decoração