Nesta quinta-feira (05), o Porto Digital oficializa sua instalação em Aveiro, cidade localizada na região central de Portugal. Será o Porto Digital Europa será o primeiro parque tecnológico brasileiro no continente e vai funcionar como uma extensão do ecossistema tecnológico sediado no Recife.
A ideia é que o Porto Digital Europa funcione como um hub para internacionalização de startups e empresas de TI brasileiras e também uma ponte de acesso de empresas portuguesas de TI ao mercado brasileiro.
A oficialização da abertura do Porto Digital Europa acontece durante o Brazil Tech Days, dentro da programação do Aveiro Tech Week. O hub já começa com quatro empresas brasileiras embarcadas e outras cinco em fase de negociação. O PD Europa vai funcionar, temporariamente, no Parque de Exposições de Aveiro. A cidade é reconhecida pela sua universidade, com forte viés tecnológico.
Uma comitiva formada pelo presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, pela vice-presidente do Porto Digital Europa, Mariana Pincovsky, o country manager do Porto Digital Europa, João Barbosa, a secretária de Ciências, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro e o presidente da Câmara de Aveiro, José Tibau Esteves.
O Porto Digital é considerado o maior parque tecnológico urbano e aberto do Brasil e conta com 350 empresas, 17 mil profissionais e empreendedores. Esses empreendimentos geraram um faturamento anual de mais de R$ 4,75 bilhões em 2022.
O Porto Digital ocupa uma área de 171 hectares na área central do Recife. Desde a fundação do parque tecnológico, em 2000, já foram restaurados mais de 138 mil metros quadrados de imóveis históricos.
O Porto Digital é fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo “Triple Helix”.
Leia também:
Recife sedia Seminário Nacional CIGRE de Energia Solar Fotovoltaica