A presidente nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffman, deixou claro que o PT vai querer o protagonismo no pleito de 2024 da capital pernambucana. No mínimo, segundo ela, o PT vai querer a vice de João Campos, que hoje é ocupada por Isabela de Roldão, do PDT. “Respeitamos o PDT, mas queremos o protagonismo”, afirmou. Ela também considera inevitável que seu partido faça alianças com partidos de direita para que a governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ‘não perca o rumo’.
“Tem que fazer. Então, a nossa militância tem essa compreensão. O que eu acho que é importante é a gente não perder o rumo. Para que nós elegemos o Lula? Por que nós existimos? Qual é a luta que nós fazemos? Que é da inclusão social, do desenvolvimento sustentável, de ajudar o povo trabalhador, das pessoas terem direito, do Brasil crescer decentemente para todos”, disse, em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (21/9), num hotel na zona sul do Recife.
Gleisi leva em consideração essas ponderações, inclusive, dentro de um contexto do cenário das eleições municipais no Recife, onde o PT é base de apoio, até agora, da reeleição do prefeito João Campos (PSB). É que o socialista está colocando na sua gestão o deputado estadual Antônio Coelho, filho do ex-senador Fernando Bezerra Coelho, ex-líder do Governo Bolsonaro.
Este posicionamento do prefeito parece não ter agradado o senador Humberto Costa (PT), que recebeu a notícia com “estranheza” e diz que não foi chamado para discutir o ingresso dos Coelhos na gestão do PSB.
“Primeiro, vi com uma certa estranheza, porque na verdade a composição que nós temos hoje politicamente na administração municipal é uma composição de centro-esquerda. O prefeito, inclusive, tem uma maioria folgada na Câmara de Vereadores, e ao mesmo tempo algo que pelo mesmo conosco não foi discutido. Eu imagino que se nós temos uma aliança política, onde vários partidos participam dessa composição, uma decisão importante como essa, ela precisaria ter sido objeto de uma conversa. Pelo menos nós do PT gostaríamos de ter participado dessa conversa”, disse Humberto.
O senador falou sobre sua relação com Fernando Bezerra Coelho. “Eu, por exemplo, não tenho nenhum problema de ordem pessoal com o ex-senador Fernando de Bezerra, sou amigo dele, mas politicamente nós sabemos que o grupo que ele lidera foi um grupo aqui que esteve na vanguarda do bolsonarismo aqui no Estado”, apontou.
De olho nas eleições de 2024
Humberto Costa também revelou que haverá plenária do PT no mês de outubro para debater internamente os assuntos sobre o futuro eleitoral petista em 2024.
Gleisi Hoffmann veio ao Recife participar de encontros com os membros do PT nesta sexta-feira (22). No sábado (23), ela e Sonia Braga participam do ato de filiação ao PT do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, que deve ser candidato à Prefeitura do município, mais uma vez, em 2024. O ato acontecerá na Faculdade Metropolitana, em Piedade, a partir das 10h.
Leia também
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman cederá coletiva nesta sexta de olho em 2024