A OceanGate Expeditions, dona do submarino Titan, que implodiu no Oceano Atlântico, na costa do Canadá, é uma empresa de expedições científicas. Os seus submarinos tripulados são plataformas submersíveis estáveis para filmagens subaquáticas e atendem expedições que documentam, por meio de fotos e vídeos, os locais explorados, com propósitos científicos.
O submergível Titan faz algumas missões tripulada ao local histórico naufrágio do Titanic. Essas viagens documentais tiveram expedições bem-sucedidas aos destroços em 2021 e 2022, segundo informa a empresa em seu site.
O interesse da OceanGate Expeditions no naufrágio do Titanic é documentar a taxa de caimento do navio, considerado patrimônio marítimo. Segundo a empresa, diante da grande escala daquele naufrágio e do campo de destroços, várias missões são necessárias, ao longo de vários anos, para documentar e modelar completamente o local do naufrágio.
Segundo a OceanGate, as expedições são conduzidas respeitando as Diretrizes da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos para Pesquisa, Exploração e Salvamento do RMS Titanic e da UNESCO para a preservação de patrimônios mundiais subaquáticos.
Exploradores
A empresa aceitava exploradores qualificados como membros da tripulação em suas expedicões. Cada equipe tem até 6 especialistas e as missões duram 8 dias no mar, sendo 7 noites.
A expedição ao Titanic vinha complementando o trabalho feito em expedições científicas anteriores e registrando a condição do naufrágio com fotografias e vídeos de alta definição.
Isso ajuda a documentar a flora e a fauna que habitam o local do naufrágio para comparação com dados coletados em expedições científicas anteriores, permitindo se avaliar melhor as mudanças no habitat e no patrimônio marítimo.
Fundador da OceanGate
Stockton Rush, que morreu no acidente do Titan, era o CEO e fundador da OceanGate Inc. Ele era responsável pela liderança financeira e de engenharia da OceanGate e conduzia a empresa na direção do desenvolvimento da próxima geração de soluções submersíveis tripuladas para operações submarinas, nos setores comercial e de defesa .
A empresa possui membros muito qualificados, como Scott Parazynski, médico altamente condecorado, astronauta, autor de best-sellers (“The Sky Below”), que é o CEO de tecnologia da empresa. Parazynski é um palestrante muito procurado sobre inovação, gerenciamento de riscos, orientação e liderança sob extrema adversidade.
Scott viveu e viajou por todo o mundo, passando muitos de seus anos de escola primária em lugares como Senegal, Líbano, Irã e Grécia. Formado pela Stanford University and Medical School, ele passou a treinar em Harvard e em Denver para uma carreira em medicina de emergência e trauma.
Em 1992, ele foi selecionado para se juntar ao Corpo de Astronautas da NASA e eventualmente voou 5 missões de Ônibus Espacial e conduziu 7 caminhadas espaciais.
Além de ser um mergulhador e alpinista talentoso, Scott também é piloto comercial, de instrumentos, multimotor e de hidroavião. Ele é o fundador e CEO da Fluidity Technologies.
Após o acidente, tirou do seu site as informações sobre seus membros.
Leia mais:
Confirmada morte dos 5 passageiros de submarino Titan
Veja quem estava no submarino Titan
Desaparecido, submarino Titan levava 2 empresários a bordo em busca de aventura