Por Fabiana Lima*
Reposicionar sua marca é mudar a imagem que os clientes possuem do que você̂ oferece enquanto “empresa”. É um movimento comum que muitas empresas e profissionais precisam fazer em algum momento da sua história. Sua marca expressa o que você valoriza, como você se relaciona com seus clientes, qual sua entrega de valor, enfim identifica e respalda o negócio.
Pode ser desde uma mudança transformadora da sua marca, como também pode ser apenas uma simples atualização dos atributos da sua marca que podem ajudar a esclarecer sua mensagem ou alinhar melhor sua posição no mercado.
Por isso, você precisa estar atendo a percepção dos seus clientes sobre sua marca, caso perceba distorção, por exemplo, é hora de desenvolve um novo jeito de se comunicar, alinhado à necessidade de mudança da marca.
Existem razões que fogem ao seu controle, mas que necessitam de uma mudança no posicionamento da sua marca, mudanças de comportamento dos consumidores, novas demandas, mudanças nas estratégias dos seus concorrentes ou até mesmo novos players entrando no mercado, além de crises e oportunidades que atingem sua área de atuação.
Em tempos de transformações intensas e incertezas, utilizar informações estratégicas relevantes e atuais são ainda mais importantes para o desenvolvimento dos negócios. E a mudança no comportamento do consumidor em decorrência da pandemia da Covid-19 é um fato essencial que precisa ser discutido, alinhado e refletido no conceito das marcas que querem se destacar neste novo cenário.
Na nova economia, os clientes buscam baixo custo, alta qualidade aliada as novas tecnologias que propiciam isso, em alguns mercados, por exemplo, Spotfy, Netflix, iFood, e nesse momento de pandemia essa situação aumentou, pelo fato do poder aquisitivo ter diminuído os consumidores estão buscando opções de economizar adquirindo bons produtos e serviços, e as estratégias comerciais estão, cada dia mais atrativas, são elas; cashback, combos, degustação, indicação de novos clientes, entre outras.
Segundo pesquisa consultoria McKinsey & Company, realizada em fevereiro e março de 2021 85% dos brasileiros experimentaram novas marcas ou lojas durante a crise e o principal motivo é a busca por menor preço. As empresas precisam criar conexão com seus clientes, oferecendo uma boa relação custo x benefício e melhorando o nível de atendimento digital e físico.
Com a dinâmica do mercado, cada dia mais veloz, está mais próximo dos clientes e atualizado em relação as transformações e tendências ocorridas em sua área de atuação é imprescindível para entender a hora de mudar e se diferenciar, pois dos pequenos aos grandes, todos precisam revitalizar sua marca em algum momento.
As empresas precisam demonstrar seus valores e atributos, através de sua marca em todos os momentos de interação com os clientes, atualmente, as pessoas querem ver e sentir o propósito das marcas que vai além da produção e venda do produto ou serviço. Segundo a pesquisa COVID-19 Barometer, da consultoria Kantar, o público quer saber o que as marcas estão fazendo para ajudar os seus funcionários (78%), o cliente (71%) e a comunidade (75%). Independentemente dos motivos que levarão a mudança da sua marca, faz-se necessário planejar e organizar as ações que irão fazer parte desta mudança, pois entender os motivos conduzirão a construção de ações mais assertivas. Revisite a essência da sua marca e entenda o propósito da transformação.
Não deixe de pensar em sua marca como um ativo importante para o seu sucesso! #dicaflima
*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima.