Um evento diplomático promovido pelo Iperid coloca no centro do debate as relações entre Brasil e Japão, tendo como foco das atenções o Nordeste. O Iperid Global Trends acontece em sua sexta edição nesta quinta-feira, dia 02 de março, reunindo cônsules e pesquisadores nacionais e estrangeiros.
O Iperid Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomáticas, com sede em Recife, é o promotor do evento. O Auditório do Business School da Universidade Católica de Pernambuco, anexo ao Bloco G, acolherá os debatedores.
Com a presença do Cônsul do Japão em Recife, Masami Ohno, do Cônsul de Malta, Thales de Castro, que é presidente do Iperid, e do Cônsul da Eslovênia, Rainier Michel, que é presidente de honra do instituto, o evento tem início às 18h45.
O tema central é “Segurança internacional e seus impactos na política econômica global”. Dois debates acontecem em torno disso: “Respostas e adaptações do Japão ao ambiente de segurança e ordem global em mudanças”, como Misato Matsuoka, da universidade de Teikyo; e “Dilemas e Restrições da segurança da Ásia Leste e o Brasil em perspectiva”, com Augusto Teixeira, da Universidade Federal da Paraíba. A mediação é de Thales de Castro.
“Trataremos de segurança como um todo – alimentar, política, geopolítica -, sempre fortalecendo a visão Nordeste cêntrica para os problemas que afligem o mundo. O Japão hoje tem um papel muito maior na segurança, indo-pacífica. O Brasil faz parte desse projeto e o Nordeste tem uma importância muito grande pela sua costa e pela sua história. Então vamos discutir esse novo mapa geopolítico, incluindo um ano de conflito na Ucrânia, que mexeu com estruturas que estavam adormecidas. Vamos trazer reflexões da importância do posicionamento geopolítico da amizade Brasil-Japão neste novo contexto”, explica Rainier Michel.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas e podem ser feitas clicando neste link.
Leia também:
Encontro Nacional da Abrasel deve reunir 2 mil pessoas no Recife
Fazenda anuncia reoneração de combustíveis em R$ 28,9 bilhões
Reoneração dos combustíveis vai impulsionar o etanol, prevê Sindaçúcar-PE
Bolsa Família voltará a exigir frequência escolar e vacinação
Banco Mundial: covid-19 pode resultar em geração perdida de jovens
Controle da Covid-19 fortalece a retomada de patrocínios a grandes eventos culturais em 2023
Sem o governo do Estado, qual será o papel do PSB Pernambuco em 2024?