Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Alepe: Deputados tomam posse para a 20ª legislatura

Os novos deputados da Alepe tomaram posse e elegeram os membros da Mesa Diretora
Foto: Divulgação

Tomaram posse, nesta quarta-feira (1º), os 49 novos deputados e deputadas eleitos(as) para a 20ª Legislatura (2023-2027) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A cerimônia foi realizada no Plenário Governador Eduardo Campos. Após a cerimônia, foi realizada a eleição – com votação sigilosa, convocando grupos de quatro parlamentares por vez – dos membros da Mesa Diretora para o primeiro biênio da legislatura (2023 e 2024). Todos os 49 deputados compareceram à urna e elegeram o deputado Álvaro Porto a presidente da Alepe.

A governadora Raquel Lyra (PSDB), presente á posse, iniciou seu discurso parabenizando os parlamentares empossados e afirmando que contará com eles “para avançar, cuidar dos invisíveis e estabelecer as bases do futuro de Pernambuco”.  

“Caras deputadas e deputados, estamos no século XXI, mas grande parte de nossa população vive em condições que remetem a um passado longínquo. Pessoas passam fome e sede. Mulheres sofrem violências inomináveis. A falta de oportunidades condena gerações de jovens e crianças a uma vida sem perspectiva. Vamos começar o trabalho pela mudança”, declarou a chefe do Executivo Estadual.

Mesa diretora

Após a posso, foram eleitos os deputados para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco assume o mandato para o biênio 2023-2025. O presidente, Álvaro Porto (PSDB), terá como Primeira Vice-presidente, a deputada Simone Santana (PSB), e comoa Segundo Vice-presidente, Francismar Pontes (PSB). O Primeiro secretário será Gustavo Gouveia (Solidariedade), o Segundo secretário, Cleiton Collins (PP), Terceira secretária, Socorro Pimentel (União Brasil) e o Quarto secretário, Joel da Harpa (PL). Rodrigo Farias (PSB) será o Primeiro suplentes, Henrique Queiroz Filho (PP), o Segundo suplente, Gilmar Júnior (Federação), o Terceiro suplente, Alberto Feitosa (PL), Quarto suplente, William Brígido (Republicanos), o Quinto suplente, Joãozinho Tenório (Patriotas), o Sexto suplente e France Hacker (PSB), Sétimo suplente.

Durante seu discurso, a governadora Raquel Lyra (PSDB) confirmou o nome do deputado estadual Izaías Regis (PSDB) na liderança do Governo do Estado. Ele é um dos três deputados do PSDB – partido da governadora – eleito para esta legislatura atual.

- Publicidade -

Raquel frisou ainda que pretende estar em permanente contato com os membros dos demais poderes, alegando que “o povo pernambucano precisa que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário colaborem entre si para agenda capaz de resolver velhos problemas e construir o futuro que nossa história merece. Diálogo e cooperação são premissas do trabalho do governo de Pernambuco daqui pra frente. Iremos atuar de maneira integrada, transversal e proativa na busca por melhores condições de vida para os invisibilizados do nosso estado”.

Perfil do novo Legislativo em Pernambuco

Conforme o site oficial da Assembleia, a Casa teve 51% de renovação, com 24 parlamentares reeleitos, 22 estreantes, e três que retornaram após terem ocupado assentos em outros quadriênios. Entre os eleitos, a maioria (32 parlamentares) se autodeclara branco(a) e tem ensino superior completo (31 deputados e deputadas). Os dados ainda apontam uma queda na representação partidária (sete legendas a menos que em 2018) e da representação feminina (quatro deputadas a menos) no parlamento estadual.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -