* Por Rodrigo Barbosa
Você já parou para analisar se está atualmente em zona de conforto profissional? Porém, para ter sucesso na carreira, é preciso estar sempre buscando evolução e não ficar parado no mesmo lugar por muito tempo. Afinal, com o mundo em constante mudança, qualquer um pode encontrar um lugar de destaque na companhia dos melhores profissionais, desde que tenha disposição e criatividade para inovar.
A Zona de Conforto Profissional pode ser tão limitadora quanto uma prisão: quando acontecem oportunidades às quais você não teve a chance de atender em outras situações porque estava confortável no seu sofá ou porque simplesmente não concorda com a decisão do chefe.
Mas como descobrir que você está nesta zona de conforto?
Se você está incomodado com o seu ambiente de trabalho e não se movimenta para mudar essa realidade, se você está desconfortável com o seu salário mas não busca novas oportunidades de emprego, se você tem potencial e habilidades para crescer na empresa mas prefere trabalhar menos do que a sua capacidade te permite.
O perigo maior da zona de conforto é a sua acomodação com diferentes situações diárias, com a possibilidade de ter uma realidade completamente diferente. Conforto é algo positivo e que todos nós buscamos, entretanto, não quando falamos de crescimento profissional e realização pessoal.
Se você ficar confortável em chegar na fase da sua aposentadoria e olhar para a sua trajetória profissional e se frustrar, a zona de conforto é o seu lugar. Mas se você preferir chegar nesta mesma fase de vida e se orgulhar da sua carreira profissional, fuja dessa acomodação imediatamente.
* Rodrigo Barbosa é palestrante e mentor de carreira, atuando há mais de 10 anos com crescimento profissional, transição de carreira e alta performance