Empreendedorismo negro avança no Brasil, mas se esconde na informalidade, aponta pesquisa

Dia da consciência negra traz alerta: 21% dos empreendedores negros e negras do Brasil não tem CNPJ

O levantamento da plataforma PretaHub revelou que negros e negras representam 51% dos profissionais autônomos hoje no país / Foto: Tânia Rêgo – Agência Brasil

Neste domingo, 20 de novembro, o Brasil celebra mais um Dia da Consciência Negra. A data coloca luz sobre uma realidade que precisa ser mudada: a população negra é maioria entre os empreendedores do país, mas está também invisibilizada na informalidade.

A recente pesquisa Potencialidades, Empreendedorismo e Sonhos da População Negra, produzida pela plataforma PretaHub e pelo Instituto Locomotiva Brasil, revelou que 51% dos 28 milhões de trabalhadores brasileiros autônomos ativos hoje no Brasil são homens e mulheres negros e negras, mas só 21% deles têm CNPJ. A estimativa é de que estes cerca de 20 milhões de empreendedores pretos brasileiros façam circular cerca de R$ 360 bilhões ao ano.

As cifras expressivas talvez estejam explicadas na crescente, hoje em dia, onda de consciência social por parte dos consumidores. Um relatório atual produzido pela Opinion Box em parceria com o Movimento Black Money – que discute, apoia e fomenta o empreendedorismo negro no Brasil – revelou que 56% dos brasileiros afirmam que preferem comprar em empresas que apoiam a diversidade, seja racial, de gênero, de orientação sexual, etc. A pesquisa ouviu duas mil pessoas, sendo 47% negras, 49% brancas, 3% amarelas e 1% índigena.

* As pesquisas citadas podem ser acessadas na íntegra nos endereços da plataforma PretaHub e na página da Opinion Box em parceira com a Black Money.

Leia também: IBGE: renda média de trabalhador branco é 75,7% maior que de pretos

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