O governador Paulo Câmara em participação na 38ª Feira Internacional de Havana, capital cubana, discursou no evento de abertura da programação do Dia do Brasil, na última terça-feira (15), em que destacou o potencial de negócios entre os estados do Nordeste e os países caribenhos. “Cuba e Brasil podem parecer distantes, no entanto, para quem é nordestino, como eu, a identificação é automática. O povo cubano se orgulha de sua cultura, do seu trabalho e de sua força para superar as dificuldades. Assim também são os brasileiros, em especial os brasileiros do Nordeste. Uma região com muitos desafios a serem vencidos. E que tem avançado na superação dos obstáculos. A melhor educação pública do Brasil está no Nordeste, a matriz energética mais verde, também, e o maior potencial de fazer negócios com a região de Cuba e do Caribe também está lá”, afirmou o governador.
O chefe do executivo pernambucano também ressaltou a importância do novo momento do Complexo Industrial Portuário de Suape e como isto pode fortalecer as relações comerciais entre o estado nordestino e a região latina. “O Porto de Suape, em Pernambuco, se consolidou como o maior e mais moderno terminal marítimo da região. Nossa posição estratégica nos coloca como a melhor opção ao sul do Canal do Panamá para importação e exportação de produtos do Caribe para o Brasil e vice-versa”, explanou.
Paulo Câmara e os demais representantes do Consórcio Nordeste também tiveram uma reunião de trabalho com a diretora da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, Ana Tereza Igarza Martinez e trocaram experiências sobre transporte marítimo e atração de novos negócios. Encerrando a passagem pela feira, o governador conheceu ainda o stand da Mercedes Benz, que tem entre os principais fornecedores a empresa pernambucana Baterias Moura.
* com informações da Secretaria Executiva de Imprensa de PE
Leia também: Sérgio Ferreira: “O empresário do NE ainda olha pouco para o mercado internacional”
Parceria busca promover a internacionalização de pequenos negócios