O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central, aponta que a atividade econômica brasileira registrou aumento de 0,05% no mês de setembro, comparada a agosto. Já comparada aos últimos três meses, a alta ficou em 1,36%.
No mês de setembro, o IBC-Br atingiu 144,01 pontos de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período). A alta do índice acontece após a retração registrada em agosto de 1,13%. Nos meses anteriores, o IBC-Br oscilou, registrando queda em abril e maio houve e alta em junho e julho.
Já comparando o IBC-Br de setembro de 2022 com o registrado em setembro de 2021, houve alta de 4%. E no conjunto dos 12 meses, o índice também subiu 2,34%.
O IBC-Br reúne informações de três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços e é considerado por economistas um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB) (que é o indicador oficial da atividade econômica calculado pelo IBGE). Já o Banco Central utiliza o IBC-Br nas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.
Leia também: Boletim Focus semanal prevê mais uma vez alta da meta de inflação