Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Endividamento das famílias volta a crescer em Pernambuco

Estudo da Fecomércio-PE mostra que 81,9% das famílias estão endividadas em Pernambuco em setembro.
Foto: Pixabay

A Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta para um aumento do endividamento das famílias pernambucanas no mês de setembro. De acordo com o recorte realizado pela Fecomércio-PE na PEIC, 81,9% das famílias estão endividadas no estado.

Além disso, foi registrada uma variação de 0,4% em relação ao mês de agosto, e de 3,9% em relação a setembro de 2021. Com o resultado de setembro, o indicador segue se aproximando do patamar registrado em abril, quando chegou bateu a marca de 82,8%, um dos maiores percentuais da série histórica iniciada 2010.

O percentual de famílias com contas atrasadas oscilou de 27,1% para 27,9%, voltando a crescer após cinco meses consecutivos em trajetória de queda. 

Já o número de famílias que se declaram sem condições de quitar as contas em atraso ficou quase estável em relação a agosto, registrando 13,3% em setembro, contra 13,2% no mês anterior. O cartão de crédito continua sendo o maior “vilão” da economia doméstica, citado por 93,6% das famílias endividadas. 

Os números mostram que, mesmo com a retomada do mercado de trabalho formal e com a desaceleração da inflação nos últimos três meses, o nível de endividamento continua impactando a renda das famílias e o desempenho do comércio local.

- Publicidade -

De acordo com Ademilson Saraiva, assessor econômico da Fecomércio, o endividamento continua comprometendo as famílias porque “o nível de renda se deteriorou desde o início da pandemia, e isso tem se refletido no desempenho do comércio no Estado. Nos próximos meses, com as comemorações de fim de ano, a expectativa é que esse patamar continue elevado”, mas o 13º salário e o pagamento de auxílios podem segurar um pouco o nível de inadimplência.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -