Por Patrícia Raposo
Nos próximos dias, o Porto de Suape passará por uma intervenção que vai otimizar os seus berços de atracação, permitindo que seja m usados plenamente. Trata-se de uma obra de nivelamento do fundo de leito, que vai restaurar a profundidade original de nove berços de atracação do Porto de Suape. Os serviços começa nos próximos dias e não vão interferir na rotina do porto, porque serão feitos quando os cais e píeres estiverem desocupados. As obras devem durar três meses, com a aplicação de recursos próprios da ordem de R$ 2,6 milhões.
Serão removidos alguns pontos elevados de material argilo-arenoso, chamados de alto-fundos, restaurando-se a cota de -15,5 m nos cais 1, 2, 3, 4 e 5 que operam contêineres, carga geral, veículos, açúcar em sacos, trigo, entre outras cargas. Os píeres de granéis líquidos 1 e 2, que movimentam produtos químicos, combustíveis e derivados de petróleo, passarão pela mesma intervenção.
Após a conclusão da obra, os ganhos operacionais serão variados por berço, mas a expectativa é de que o maior seja de – 3,9 m no Cais 3. Outro benefício é poder utilizar toda a extensão do cais para, por exemplo, atracar dois navios menores em linha.
“Essa obra é muito importante para aumentarmos nossos ganhos operacionais. Restaurando a profundidade, recuperamos parte da capacidade que tínhamos nos cais e píeres. Cada centímetro de calado a mais significa mais carga potencial a ser movimentada”, explica o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão. Calado é a parte submersa do navio, medida na vertical da linha d’água até à quilha, parte mais baixa do casco.
O nivelamento do fundo será executado com um rebocar puxando um arado, peça que pesa cerca de duas toneladas. O arado desmontará os alto-fundos existentes junto aos cais e píeres, formando uma plataforma do fundo marinho plana e uniforme. Atualmente, os berços com maiores profundidades são os píeres petroleiros PGL 3A e PGL 3B, que operam óleo bruto de petróleo da Refinaria Abreu e Lima e têm cota de -17,7 m.
O Porto de Suape é um dos 12 portos públicos brasileiros com maior quantidade de linhas regulares de navios de carga geral, roll on – roll off e de contêineres. Conta com 13 instalações de acostagem, num total de 4.379 metros de cais e píeres. No Porto Externo, estão quatro píeres de granéis líquidos e um cais de múltiplos usos, com oito berços de atracação. No Porto Interno, existem cinco berços de atracação, distribuídos ao longo de 1.626 metros de cais.