Por Patricia Raposo*
Uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE vai permitir que Alagoas e Pernambuco recebam o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que capacita empresas brasileiras para o processo de exportação de produtos e serviços. O Sistema Fecomércio-PE será o executor e conta com um orçamento de R$ 1,5 milhão.
O objetivo é qualificar 175 empresas nos dois estados até 2023. Desse total, 25 empresas serão selecionadas em Alagoas. São negócios voltados ao setor de serviços, produtoras de bens e outros dos mais variados segmentos.
O lançamento do programa acontece na manhã desta quinta-feira (10) na presidência da Casa do Comércio, no Recife. Estarão presentes o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto; o diretor regional do Senac PE, Regivan Dantas; e Sérgio Ferreira, Representante Regional da Apex-Brasil para a Região Nordeste.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, diz que essa parceria pioneira com a Apex-Brasil vai contribuir para um crescimento do comércio exterior nos Estados. “Fomos selecionados através de um processo criterioso, nos destacamos pela nossa missão institucional e expertise na capacitação, com o Senac como entidade executora do PEIEX”, disse.
Segundo ele, outro ponto bastante positivo para o Sistema Fecomércio ganhar essa concorrência foram as missões empresariais realizadas pela entidade, desde 1996, a países de todos os continentes, onde ocorreram rodadas de negócios, seminários de divulgação do Nordeste, visitas técnicas a empresas públicas e privadas e prospecção de parcerias institucionais.
A Apex-Brasil executa o programa em várias regiões do território nacional desde 2008, em parceria com diversas instituições.
A parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE é pioneira no Brasil. E, segundo Deborah Rossoni, gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil, a grande capilaridade do Sistema Fecomércio entre as empresas dos dois Estados foi um dos fator decisivo para a entidade ser selecionada para esta ação.
Oportunidade de emprego
Com o convênio estabelecido entre as instituições, a equipe para compor o Núcleo Operacional PEIEX será selecionada através de edital de licitação para contratação destes profissionais. As vagas são para monitor e técnico, em Pernambuco e Alagoas. “Entraremos no processo de capacitação da equipe técnica. A previsão é de que o início do programa aconteça após o treinamento, em setembro.
Para participação no PEIEX serão selecionadas as empresas que tenham potencial e objetivo de implementar a exportação nas suas atividades”, explica a gerente de relações institucionais do Senac-PE, Peggy Corte Real.
*Com informações da Comex do Brasil