Pesquisa elaborada pelo Optimize Group com 506 empresas de segmentos variados de todo o país mostra que 56,4% das organizações já investem acima de R$ 5 milhões em tecnologia e inovação e 70,2% possuem Data Protection Officer (DPO) ou encarregado de dados. Dentro desse universo, 24,9% possuem um DPO subordinado ao setor de TI, enquanto 45,3% não são subordinadas ao setor de TI.
Em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a maior parte das organizações já se adequaram ou estão em processo de contratação de empresa especializada. Em números,19,3% já estão totalmente adequadas, 15,5% já contrataram consultoria especializada e estão adequando processos e sistemas e 42,5% apenas contrataram a consultoria especializada. Apenas 3,9% das empresas informaram que a adequação à LGPD não está nas prioridades atuais.
Segundo André Navarrete, presidente do Optimize Group, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe a obrigação e o desafio de adequação das empresas que, aos poucos, começam a avançar em seus processos. “Esses dados evidenciam que houve um despertar na gestão das empresas para a adequação da LGPD. Hoje, quem não investe em governança de dados pode sofrer danos irreversíveis para suas marcas. O consumidor tem acesso à informação de qualquer assunto na palma da mão”, enfatiza.
O levantamento perguntou também como é classificada a cultura de inovação na empresa. De acordo com 59% das empresas, a cultura é média, já que o nível do processo é baixo, embora ocorra apoio da alta gestão quando surgem ideias. Para 28,7%, a cultura de inovação é alta, com processos estabelecidos e apoio da alta gestão. Já segundo 12% das empresas, a cultura é baixa, sem processo e apoio formal da gestão.
Innovation Meeting
Os dados da pesquisa serão discutidos no Innovation Meeting Brasil 2022, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem.
Realizado pelo Optimize Group, o encontro reunirá executivos, diretores e gestores de empresas públicas e privadas para troca de experiências e geração de ideias sobre os desafios atuais e principalmente de como potencializar o lado humano na era da aceleração digital.
Temas como nuvem, Internet das Coisas (IoT), BigData, IA, Proteção de dados, Segurança digital, Outsourcing e RPA estão entre os destaques da programação do Innovation Meeting BR.
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