A empresa Yoface começou a fazer óculos em 3 Dimensões (3D) adaptando o acessório ao rosto do cliente. O Banco do Nordeste (BNB) financiou a primeira marca do produto no Brasil com um empréstimo de R$ 87 mil disponibilizados por meio da linha FNE Inovação, na Bahia. A companhia nasceu de um projeto apoiado pelo HUB de Inovação do BNB no Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Salvador.
A técnica utilizada de manufatura aditiva, mais conhecida por impressão 3D, que tem se tornado um recurso da indústria para aproximar das demandas dos consumidores, como a personalização e a agilidade. O projeto visa utilizar inteligência artificial para realizar biometria do rosto de usuários para a produção de óculos em formatos personalizados em impressoras 3D industriais. A empresa está começando a produção em larga escala, este ano, depois do financiamento.
O diretor de Administração do BNB, Haroldo Maia Júnior, lembra que o FNE Inovação vai além dos projetos apoiados pelo Hub de Inovação. “Nós oferecemos financiamento a empresas, incluindo rurais, que queiram inovar em seus processos de produção, produtos, serviços e modelos de negócio”, afirma. A instituição já financiou, no primeiro semestre deste ano, mais de R$ 634 milhões em inovação. Os recursos foram aplicados em toda a área de atuação da instituição.
As operações do FNE Inovação possuem taxa de juros pré-fixada a partir de 0,57% ao mês com prazos de até oito anos para investimento e até cinco anos para capital de giro, incluindo carência de um ano. No setor rural, o FNE Inovação financia projetos para modernização de empreendimentos agropecuários, contemplando investimento e custeio associado ao investimento.