Depois de uma parada obrigatória de dois ano por causa da pandemia da covid-19, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), realizado de 15 a 31 de julho, no Agreste de Pernambuco, atraiu um dos maiores públicos dos seus 30 anos de história.
A cadeia produtiva do turismo da região comemora o impacto positivo do FIG 2022 que, de acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE) gerou uma receita turística de R$ 24 milhões. Do total, R$16 milhões são decorrentes de gastos dos turistas (os que dormem no destino) e R$ 8 milhões de gastos dos excursionistas (os que fazem o famoso bate-volta).
O levantamento da Unidade de Pesquisa da Setur-PE e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) mostra que o fluxo total de visitantes foi de 42.190, com destaque para o percentual de turistas (87%). No consolidado da hotelaria, a cidade de Garanhuns registrou uma ocupação de 87% nos seus 4.890 leitos, com uma permanência média de dois dias nos meios de hospedagem e quatro dias para aqueles que ficam em casa de parentes e amigos ou apartamentos/casas de aluguel.
Já o gasto médio individual diário foi de R$ 117,20. A avaliação geral do FIG foi considerada ótima para 94% do público e a do município também foi extremamente positiva para 97% dos entrevistados. Dentre eles, 99% pensam em voltar e recomendariam o FIG.
A maior parte dos visitantes (78,11%) é formada por pernambucanos que escolhem o evento para aproveitar as férias de julho ou para passar um final de semana diferente. Também foram registrados grupos de turistas de outros Estados como Alagoas, São Paulo, Paraíba e Sergipe.
De acordo com a Setur-PE, o público do FIG também está se renovando: cerca de 40% dos visitantes estava pela primeira no festival. O principal meio de hospedagem foi casa de parentes e amigos (61%), seguido de hotel (19%) e casa ou apartamento de aluguel (10%). Automóvel foi o principal meio de transporte utilizado para chegar em Garanhuns (84,77%).
A Pesquisa do Perfil dos Visitantes e o Perfil Socioeconômico do FIG foi realizada nos dois primeiros finais de semana do evento, nos dias 15 a 17 e 22 a 24 de julho. Já os indicadores de desempenho da hotelaria foram contabilizados a partir das reservas nos três finais de semana do festival.
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